UM ENGANO QUE POUCOS PERCEBEM: O DE ACENTUAR OU CRASEAR PALAVRAS

Um ilustre colega, de notório e comprovado conhecimento da Língua Portuguesa, falou sobre as razões de não se "ACENTUAR" palavras como "hifens" e "himens". Eu acrescentaria outras, homens e totens, por exemplo. Ora, se essas palavras fossem oxítonas, por regra, criada por convenção, elas receberiam o sinal gráfico de tonicidade (no caso, o de acento agudo "´"): hiféns, himéns, homéns, toténs. Por consequência, uma vez que elas são paroxítonas, não devem receber o diacrítico.

Até aí, nosso festejado correcantista Pedralis deu um "show" de explicação.

Algo que devemos ter sempre o cuidado, e é óbvio que no caso foi só o que faltou, é quando usamos certos termos que todo o mundo usa, mas que um professor deve evitá-los.

Ora, jamais devemos falar em "ACENTUAR" ou "CRASEAR" uma palavra.

Por definição, CRASE é a junção de A+A num só A (há outros tipos de crases, mas esse é o que nos interessa agora), que, graficamente, é marcado por um sinal grave (`). Até podemos falar em "A CRASEADO", pois isso indica precisamente que o "A" pronunciado tem que receber o sinal grave. Não se pode, a rigor, falar também em "acento agudo", "acento circunflexo" e, muito menos, "acento grave", quando nos referimos aos diacríticos (´), (`), (^). Porém, nunca em "acento grave". Isso é muito grave! Claro, nas palavras, podemos falar em "acento agudo", quando a sílaba tônica for de som "aberto", ou "acento tônico", quando a essa sílaba for de som "fechado".

Todas as palavras de mais de uma sílaba (e muitos monossílabos) têm sua sílaba tônica. Então, não se "ACENTUA" uma palavra; ela já existe com seu acento. O que fazemos, quando as normas exigem, é marcar graficamente esse acento com o sinal de acento agudo ou com o sinal de acento circunflexo. O TIL (~), que é um sinal nasalizador, funciona também como sinal de acento, pois, nas palavras em que ele está presente, em não havendo um sinal de tonicidade ( o agudo ou o circunflexo), a sílaba que receber o TIL é a sílaba tônica.

Assim, palavras como ÓRGÃO E ÓRFÃO não têm dois acentos, muito menos dois sinais de acento, mas um sinal nasalizador (~) e um sinal indicador de tonicidade (sinal do acento agudo). Já a palavra COLCHÃO, tem um sinal nasalizador, que também, no caso, marca a tonicidade da palavra.

Pedro Cordeiro
Enviado por Pedro Cordeiro em 08/11/2012
Reeditado em 30/01/2013
Código do texto: T3975836
Classificação de conteúdo: seguro