NÚPCIAS, PARABÉNS, ÓCULOS, PÊSAMES. O QUE ESSAS PALAVRAS TÊM EM COMUM GRAMATICALMENTE CONSIDERADAS?

Essas quatro palavras têm em comum este traço: Só são usadas no plural.

Então, não devemos usar óculos escuro ou de grau. A visão pode ficar seriamente prejudicada, sobretudo se não houver indicação médica.

Em havendo prescrição de um bom oftalmolosgista, use seus óculos escuros ou de grau sempre no plural!

Há também a questão estética. Já pensou você sair pelas ruas com apenas o "óculo" esquerdo, e o outro olho ficando totalmente descoberto? Mesmo que fosse o direito, a feiura seria a mesma!

Tem mais: Ele não ficaria muito seguro sem a armação completa! Uma perna só o faria cair a qualquer solavanco! E já foi filosófica, científica e religiosamente comprovado que temos duas orelhas precipuamente para sustentar a armação dos óculos. Assim, por questão de segurança, de estética e de adequação gramatical, jamais use seu "para-brisa" ocular no singular!

Também não acredite muito na sinceridade de quem lhe propõe "núpcia", ou se congratula com você usando um "parabém" ou ainda se solidariza, num momento de luto, falando "pêsame"!

Tal pessoa não merece confiança e conhece muito pouco o vernáculo!

Já quem lhe propõe núpcias e fala parabéns ou pêsames, pelo menos no item 'linguagem padrão', mostra-se mais bem preparado.

Sim! Tais palavras têm outras características comuns em outros itens gramaticais: Sustantivos concretos, comuns...mas foi só para a questão do número que eu quis chamar a atenção.

Pedro Cordeiro
Enviado por Pedro Cordeiro em 28/09/2012
Reeditado em 28/09/2012
Código do texto: T3905734
Classificação de conteúdo: seguro