OS CARACTERES "C", "Ç", "S", "SS", "X" E "Z"

Há poucos dias, um leitor (Victor) escreveu um comentário sobre meu texto que versa sobre as terminaçõoes ção,ssão, são. E pediu que eu escrevesse sobre as letras C, S, Ç.

Falar uma língua é algo bastante natural para qualquer criança, mas quando o assunto é escrever, a situação é bem menos natural. A escrita não busca simplificar, mas complicar.

Vamos ver a relação entre o fonema e o caractere:

- Para o fonema SÊ, presente no início da palavra sapo, temos as seguintes representações: S, C, Ç, SS, X e Z. Exemplos: sapato, cevada, traço, massa, tórax (tórakS), luz.

- Algumas pequenas regras podem trazer um pouco de utilidade para o leitor disposto a aprender algo sobre essas letras e fonemas. A primeira é com relação à terminação EZA, ESA. Quando um substantivo deriva de um adjetivo, o sufixo usado é EZA. Assim:

SUBSTANTIVO ADJETIVO ORIGINAL

FORTALEZA FORTE

DESTREZA DESTRO

ESPERTEZA ESPERTO

MOLEZA MOLE

Quando um adjetivo tem sentido de origem, lugar, naturalizade, cujo masculino termina em ÊS (não existe EZ para formar adjetivo de lugar), o feminino é ESA.

LUGAR ADJETIVO MASCULINO ADJETIVO FEMININO

FRANÇA FRANCÊS FRANCESA

INGLATERRA INGLÊS INGLESA

MALTA MALTÊS MALTESA

IRLANDA IRLANDÊS IRLANDESA

Quando um verbo deriva de um substantivo e significa fazer algo igual ao substantivo original, escreve-se IZAR. Assim:

HUMANIZAR = tornar alguém igual ao humano

INFERNIZAR = transformar num inferno

FORMALIZAR = fazer com que se torne formal

Outra regra: Quando uma palavra começa com a letra "E" consoante com fonema "ZE" presente em zebra, e a terceira letra for uma vogal, a segunda será, na maioria absoluta dos casos,aletra Xpara representar o Z:

EXÍLIO, EXORTAR, EXEMPLO, EXÍMIO, EXATO, EXARAR, ÊXITO, EXÉRCITO, EXULTANTE.

Uma exceção é a palavra ESÔFAGO (daspalavras gregas EISOS e FAGOS), que e um órgão do aparelho digestivo. Outra exceção é a palavra esotérico, embora exista a palavra exotérico com a mesma pronúnica, sendo que a primeira significa profundo, reservado a pessoas iniciadas, e a segunda é o antônimo: que se mostra em público, trivial.

O cedilha (Ç) é bastante utilizado em palavras de origem indígena. Exemplos: Uruçu; Itaiçaba, Caririaçu (cidades do Ceará). Em português nunca se inicia uma palavra com o cedilha. O sufixo ÇÃO já é tratado em outro texto sobre as terminações SÃO, SSÃO e ÇÃO.

A letra S assume a função de Z quando se encontra entre vogais. Assim, temos: CASA, COISA, TOSA, MESA, ASA, MUSA, DOSE, CRASE, FASE, LISO, LESÃO, PISO, QUASE, ROSA, TESÃO, USO, VASO.

Seria bem mais simples que tais palavras se grafassem com Z, pois não haveria a necessidade de "decorar" vocabulários, separando palaras com Z de palavras com S (com fonema igual). Falar mais fácil,pois na fala não há necessidade de saber se a palavra é com Z ou com S.

Mas o problema é pequeno e tem dois facilitadores: O primeiro é ler muito, ler de tudo, da bula do remédio até Júlio Verne. O segundo é consultar o dicionário,pois ninguém é obrigado a ter na cabeça tanta informação.

Uma boa dica é saber que o Z é pouco utilizado entre duas vogais. Quer ver? Tente lembrar-se de dez palavras que possuem Z entre vogais! É difícil.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 22/08/2010
Código do texto: T2452467
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.