DERIVAÇÃO DAS PALAVRAS

Existem palavras primitivas e palavras derivadas. Uma palavra primitiva é NOITE. É composta apenas do radical e da vogal temática. (NOIT + E). As palavras derivadas podem sê-lo por quatro processos diferentes:

- PREFIXAÇÃO

- SUFIXAÇÃO

- PREFIXAÇÃO E SUFIXAÇÃO

- PARASSÍNTESE

As duas últimas podem-se confundir, mas prestem atenção para evitar que isso aconteça.

Comecemos pela prefixação. A palavra JUSTO é primitiva (composta apenas do radical JUST e da vogal temática O, que determina a diferença de JUSTA, que está no feminino, sendo, portanto, uma desinência de gênero). Se adicionarmos o afixo (IN) antes do radical, teremos INJUSTO. Essa é uma derivação por prefixação, pois o afixo foi colocado antes do radical, e se chama prefixo.

Vamos derivar por sufixação. A palavra JUSTAMENTE é uma derivação por esse processo. Após o radical, foi adicionado o sufixo MENTE, transformando o adjetivo em advérbio. INJUSTAMENTE seria uma palavra derivada por prefixação e sufixação. Assim são definidas as derivações em que qualquer um dos afixos pode ser retirado, sem prejuízo de sentido. Existe a palavra JUSTA, existe INJUSTA, JUSTAMENTE e INJUSTAMENTE. Se você pode colocar um prefixo, ou sufixo, ou os dois, isso é derivação por prefixação e sufixação.

O mesmo não acontece com ANOITECER. Temos a palavra NOITE. Se colocarmos o prefixo A fica ANOITE. Sem sentido. Se colocarmos o sufixo ECER teremos NOITECER. Sem sentido. Para que haja derivação com sentido, teremos que colocar tanto o prefixo como o sufixo. Assim teremos ANOITECER. Isso é o que se chama de derivação parassintética, ou parassíntese.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 29/11/2009
Reeditado em 27/11/2012
Código do texto: T1951607
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.