FIGURAS 6 (SILEPSE)

A silepse é uma figura em que há uma concordância com a ideia que se esconde por trás da palavra. Na silepse, é possível uma palavra feminina concordar com um adjetivo masculino e vice-versa. Um termo na terceira pessoa pode concordar com um verbo na primeira. Um sujeito no singular pode trazer um predicado no plural.

Há, portanto, três tipos de silepse: De número, de gênero e de pessoa.

Silepse de número: O brasileiro é muito solidário. Nas grandes necessidades, estão sempre prontos a ajudar no que for preciso. A frase começou com o brasileiro. Depois veio a continuação: Estão sempre prontos... Isso porque o verbo (estar) concordou com os brasileiros, pois no começo, o brasileiro representa todos os brasileiros. Um singular que traz a idéia de plural.

Silepse de gênero: São Paulo e muito populosa. O termo "São Paulo" é masculino, mas populosa concordou com a idéia de cidade.

Silepse de pessoa: Os nordestinos gostamos muito de rapadura. O termo "os nordestinos" está em terceira pessoa, mas o verbo concordou com a primeira pessoa, pois quando eu digo "os nordestinos", estou incluído no termo. Se estou incluído, então, NÓS NORDESTINOS gostamos de rapadura, pois "eu e eles" formamos "NÓS".

António Fernando
Enviado por António Fernando em 15/11/2009
Reeditado em 10/12/2009
Código do texto: T1925478
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.