O ADJETIVO FIGURADO
_____________________________________
Descomplicando a Língua
Regra geral, o adjetivo vem depois do substantivo. No entanto, por uma questão de ênfase, eufonia, ritmo, ou clareza da frase, pode-se colocar o adjetivo antes do substantivo: O coelho veloz. => O veloz coelho.
Em diversos casos, a posição do adjetivo altera o seu significado. Daí dizer-se que, quando colocado depois do substantivo, o adjetivo está no seu sentido real, e colocado antes, no figurado. Veja os exemplos:
● Homem grande (alto). => Grande homem (eminente).
● Menino pobre (sem recurso). => Pobre menino (coitado).
● Amigo caro (oneroso) => Caro amigo (querido amigo).
A anteposição é preferida com adjetivos que exprimem qualidades morais ou físicas, e, sobretudo, em frases exclamativas:
● Pedro é um bom menino.
● Que bela paisagem!
● Que mesquinha vingança!
Há expressões em que o uso fixou a colocação no sentido real, de modo que elas ficariam violadas em sua estrutura e entendimento, se fossem invertidas: mão direita, deputado federal, código civil, Santíssimo Sacramento, etc.
Na linguagem literária, sobretudo em poesia, o adjetivo figurado pode ser usado - em colocações intencionalmente exorbitantes das normas habituais - como recurso de estilo. ®Sérgio.
Tópicos Relacionados: (clique no link)
Adjetivo com Função de Advérbio.
____________________
Para maiores informações sobre o assunto ver: Cegalla, Domingos Paschoal, Novíssima Gramática da Língua Portuguesa; Editora Nacional, 2005. / Savioli, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. Ed. Ática, São Paulo, 1993.
Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.
Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!