INTERJEIÇÃO

Atendendo a pedidos, escrevo um pouco sobre interjeição. Fui perguntado da seguinte forma: As palavras OH, AH, IH, existem?

Vou responder utilizando duas fontes: A linguagem do povo e o MICHAELIS online (http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/).

Segundo a linguagem do povo (e até de escritos menos populares) essas palavras pertencem a uma classe gramatical conhecida como interjeição.

No entanto, se consultarmos o citado MICHAELIS não encontraremos tais palavras. Consegui localizar a palavra TOMARA, no sentido de "Deus queira" e "oxalá". É classificada como interjeição.

No entanto, as palavras, AH, IH, OH, não as encontrei lá. Mas sei que elas existem na língua viva, tanto falada como escrita (quando falo de escrita, me refiro às obras literárias). Não me refiro aos dicionários e às gramáticas. Minha fonte são coisas vivas. São organismos que evoluem. A literatura é muito melhor do que a gramática e do que os dicionários. A fala do povo é viva. É nessas fontes que eu bebo.

Vamos aos empregos de AH, IH, OH. Geralmente essas palavras vêm com um ponto de exclamação. Veja esta frase: "Ah! Já sei por que você está doente. Comeu seriguela² quente". Outra: "Ih! Que chique você está". Mais esta: "Oh! Que tristeza!"

As interjeições são muito dinámicas. Podem ser criadas de repente. Talvez por isso é difícil figurar nos dicionários.

Vejam meu texto sobre a lei antifumo. Lá tem uma interessante: "FUM". Não vejo em dicionários. Outra, de "grande" porte: UNRO. Eu falo essa palavra desde criança. E esta: VÔTE!!! Quando em tenra idade, eu disse essa palavra na presença de um irmão e ele foi dedurar para minha mãe. Eu me escondi embaixo de uma cama até ser localizado e receber uma repreensão, pois VÔTE era nome feio.

Bem, creio que dei conta do recado. Se não, peçam mais textos sobre interjeição, que verei outras fontes.

(¹) Serigüela:S. f. Bot.

1. Árvore anacardiácea (Spondias purpurea), da América tropical, cujo fruto, elipsóide, amarelo e sumarento, é semelhante ao taperebá (q. v.), porém muito doce.

2. O fruto dessa árvore.

Fonte: AURÉLIO SÉCULO XXI (versão de 1999).

serigüela

se.ri.güe.la

sf 1 Árvore frutífera das Antilhas, aclimada no Nordeste. 2 O fruto dessa árvore. Var: cerigüela.

Fonte: MICHAELIS (já citado), que mesmo sendo ONLINE não atualizou suas palavras conforme a nova ortografia das Língua Portuguesa (falo do trema, que sobrevive no Michaelis).

Prefiro escrever com trema mesmo após sua extinção na reforma, já que sua pronúncia no meu santo Juazeiro do Norte é SI-RI-GU-E-LA, com I na primeira sílaba, e com hiato no GU-E. É uma fruta muito doce, e pode ser amarela ou vermelha.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 20/09/2009
Reeditado em 14/10/2009
Código do texto: T1821065
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.