MÉTRICA, RITMO E RIMA

Vou matar um pouco saudade dos tempos do ginásio, quando tive a oportunidade de assistir a uma aula sobre como fazer poemas. Pode ter até mudado, modernizado, mas ainda hoje escrevo poemas de acordo com as regras antigas. Meu gênero preferido é o soneto.

Quando escrevo versos (geralmente sonetos) faço questão de que eles possuam métrica, ritmo e rima.

Começo falando sobre a métrica. É o número de sílabas do verso. Não confunda com o número de sílabas de uma palavra solta com o número poético de sílabas, as sílabas poéticas. Vou mostrar a diferença.

Veja a estrofe abaixo:

DIANTE DE COISA TÃO DOIDA

CONSERVEMO-NOS SERENOS

CADA MINUTO DA VIDA

NUNCA É MAIS, É SEMPRE MENOS.

(Parte do poema O RELÓGIO, de Cassiano Ricardo).

O primeiro verso tem nove sílabas, se considerarmos palavras soltas: DI-AN-TE--DO--I-NE-XO-RÁ-VEL. Concorda o leitor que há nove sílabas nesse verso?

Mas na poesia, a contagem é diferente. No verso acima, podemos fazer o ritmo de duas maneiras:

01 - DIAN-TE DO I-NE-XO-RÁ (VEL)

02 - DI-AN-TE DUI-NE-XO-RÁ (VEL)

Temos aí um verso heptassílabo, ou de redondilha maior. Se o DIAN for pronunciado d´uma vez, pode-se separar O-I-NE-XO...

Mas se pronucianrmos DI-AN-TE, sobra uma sílaba na proposta heptassílaba. Então emendamos DUI-NE-XO-RÁ (VEL). E o ritmo se mantém. A sílaba que esá entre parênteses não é contada, pois a contagem vai até a sílaba tônica da última palavra do verso.

Creio que já me fiz entender em métrica e ritmo. Vamos falar agora sobre rima. Essa é minha parte preferida.

Para uma palavra rimar com outra, as duas têm de ter o mesmo fonema a partir da vogal da silaba tônica até o último fonema. Assim, mÉDICO rima com ortopÉDICO, ANJO rima com bANJO, cÉU rima com mEL, paraplÉGICO rima com estratÉGICO.

Existem quatro tipos de rima: pobre, rica, rara e preciosa.

A rima pobre acontece entre duas palavras da mesma classe gramatical. Pão rima com cão (ambos substantivos); caneta rima com maleta (também substantivos). Desde quando aprendi isso que resolvi criar a rima paupérrima: diminutivos geralmente rimam (carrinho, bonequinho; aumentativos também: carrão, casarão). É um recurso muito pobre para se obter uma rima.

A rima rica é entre palavras de classes gramaticais diferentes. Por exemplo: Deus rima com meus (substantivo com pronome); talvez rima com mês (advérbio com substantivo).

Rima rara é aquela difícil de encontrar. Você conhece alguma rima para cINZA? Conheço ranzINZA. É difícil achar outra, não?

Rima preciosa é a mais bela. Consiste de uma palavra rimar com duas, geralmente um verbo com pronome enclítico. Veja: mALA rima com levÁ-LA. É um dos mais belos recursos dos poetas para obter uma rima. Veja que versos bonitos:

Mas a leoa, como se entendesse

o amor de mãe, incólume deixou-a...

É que esse amor até nas feras vê-se!...

E é que era mãe talvez essa leoa!

Isso é que é rima bonita. Trata-se de um poema chamado A LEOA, de Raimundo Correia, que transcrevo abaixo:

A leoa

(Raimundo Correia)

Não há quem a emoção não dobre e vença,

lendo o episódio da leoa brava,

que sedenta e famélica bramava,

vagando pelas ruas de Florença.

Foge a população espavorida,

e na cidade deplorável e erma

topa a leoa só, quase sem vida,

uma infeliz mulher débil e enferma.

Em frente à fera no estupor do assombro

não já por si tremia, ela, a mesquinha,

porém porque era mãe, e o peso tinha,

sempre caro p'ras mães, de um filho ao ombro.

Cegava-a o pranto, enrouquecia-a o choro,

desvairava-a o pavor!... e entanto, o lindo

e tenro infante, pequenino e louro,

plácido estava nos seus braços rindo.

E o olhar desfeito em pérolas celestes

crava a mãe no animal, que pára e hesita

àquele olhar de súplica infinita

que é só próprio das mães em transes desses.

Mas a leoa, como se entendesse

o amor de mãe, incólume deixou-a...

É que esse amor até nas feras vê-se!...

E é que era mãe talvez essa leoa!

Agora, a íntegra do poema O RELÓGIO, de CASSIANO RICARDO:

Diante de coisa tão doida

Conservemo-nos serenos

Cada minuto da vida

Nunca é mais, é sempre menos

Ser é apenas uma face

Do não ser, e não do ser

Desde o instante em que se nasce

Já se começa a morrer."

Os versos de dez sílabas (se a sexta for tônica [a décima tem que ser, pois é a última]) são chamados de heróicos. Os de cinco, são pentassílabos ou de redondilha menor.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 17/08/2009
Reeditado em 23/10/2010
Código do texto: T1759442
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