LETRA INICIAL NA ENUMERAÇÃO DE ITENS?
___________________________________________________________________________________
Para começar uma enumeração de itens (seja com letras, seja com números), podemos usar tanto a letra inicial maiúscula como a minúscula. Tudo vai depender da maneira como eles serão usados. Vejamos os casos:
1º. Se os itens são relativamente curtos, torna-se necessário manter a ligação entre eles; neste caso, é melhor iniciá-los com minúscula e terminá-lo com ponto e vírgula. Exemplos:
Consideram-se sujeitos à taxação:
a) perfumes, cosméticos e produtos de toucador;
b) bebidas fermentadas ou destiladas;
c) artigos eletroeletrônicos;
d) joias e casacos de pele.
Usa-se para isso as seguintes expressões correlativas:
1. quanto mais... (tanto) mais;
2. quanto menos... (tanto) menos;
3. quanto mais... (tanto) menos;
4. quanto menos... (tanto) mais;
5. quanto maior... (tanto) maior.
2º. Mas, se desejar iniciar os itens com maiúscula, finalize-os (obrigatoriamente) com ponto, e não ponto e vírgula. Exemplo:
Consideram-se sujeitos à taxação:
a) Perfumes, cosméticos e produtos de toucador.
b) Bebidas fermentadas ou destiladas.
c) Artigos eletroeletrônicos.
d) Joias e casacos de pele.
► Quando as frases são curtíssimas, pode-se até dispensar o ponto-final em cada item, mantendo-o somente no último para fechar o parágrafo, porque, nesse caso formam um esquema:
Como sobreviver a um ataque nuclear:
1. Fique alerta
2. Preserve os sentidos
3. Corra
4. Despiste a radiação
5. Não saia do abrigo.
3º. Dê preferência à inicial maiúscula, quando os itens forem longos, com mais de uma frase. Exemplo:
De maneira sintetizada, aqui você confere os pontos importantes a respeito dos tipos de citação e outras dicas:
1. Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alto.
2. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página). Lembre-se: apenas a primeira letra do sobrenome em maiúscula. ®Sérgio.
Tópico Relacionado: Maiúscula ou Minúscula Depois de Dois Pontos?
____________________
Se você encontrar omissões e /ou erros (inclusive de português), relate-me.
Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!