Por que a palavra ESTRATÉGIA tem acento?

Esta explanação é provisória. Será retirada do RL quando alguém me convencer de que não tem fundamento. É sobre a palavra ESTRATÉGIA.

É que a partir de 01 de janeiro de 2009, a Rede Globo de Televisão não para de expôr aulas sobre a Reforma Ortográfica recém-implantada no Brasil. Essas aulas são esclarecedoras. Entretanto, há uma que ainda não entendi. Por que ESTRATÉGIA tem acento? Ela continua com acento ou o perdeu após a reforma?

A Globo acerta quando diz que o acento permanece. Mas eu não entendo por que o professor da vez diz que tem acento porque só tem uma pronúncia. Ora, isso seria justificativa suficiente para cortar o acento, pois não tem outra pronúncia para confundir. Além do mais, a pronúncia não foi objeto de reforma, graças a Deus, pois já basta mexer no que estava quieto nos livros. Quem se atreveria a mexer na nossa fala?

Se eu escrever um texto e utillizar a palavra ESTRATÉGIA ou optar por ESTRATEGIA (sem acento) não haverá confusão na cabeça do leitor quanto ao SENTIDO. O máximo que ele fará é debochar da minha distração ou da minha falta de conhecimento das regras de acentuação. Ele não confundirá a minha ESTRATEGIA (sem acento) com a ESTRATÉGIA dele.

Então, por que a Globo justifica o acento pela pronúnica única? Se tiver duas pronúnicas não tem acento? Esse negócio de pronúncia não importa nada quando escrevemos. A REFORMA ORTOGRÁFICA foi apenas ortoGRÁFICA. GRÁFICA significa ESCRITA.

A palavra ESTRATÉGIA tinha acento e continua com acento, por se tratar de um paroxítono terminado em ditongo, assim como RELÓGIO, EXÍLIO, FAMÍLIA, MOBÍLIA...

Esta é a justificativa que eu conheço para acentuar a palavra ESTRATÉGIA. Alguém conhece outra?

António Fernando
Enviado por António Fernando em 24/07/2009
Reeditado em 24/07/2009
Código do texto: T1717842
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.