Não use "AO INVÉS" em vez de "EM VEZ".

Vejo muita gente falar e escrever coisas assim: Fui à praia ao invés de ir ao cinema. Há um problema aí: A expressão AO INVÉS dá uma idéia de contrário, oposto. Então eu posso ser alto ao invés de baixo. Mas eu nao posso beber água ao invés de leite, simplesmente porque água e leite não são opostoas entre si.

Vou à praia em vez de ir ao cinema é mais adequado. O mais interessante é que do jeito que a pessoa disser eu entenderei o sentido do que ela está dizendo. Por isso, para simplificar, sugiro aos gramaticos de plantão uma das duas ideias abaixo:

01 - Que fique oficializada a expressão EM VEZ. Ela cabe mesmo que as idéias sejam constrastantes. Exemplo: Maria bebe água fria ao invés de água quente; ou "Maria bebe água fria em vez de quente.

02 - Que seja aceita qualquer uma das duas em qualquer situação (contrários ou não). Não há prejuizo no sentido, pois qualquer um entenderia. O problema seria de elegância, em virtude do conhecido significado de AO INVÉS.

Resumindo: Você pode usar EM VEZ DE tanto no caso de ideias contrárias quanto se não houver essa relação de adversidade.

Para fixar:

ALTO AO INVÉS DE BAIXO

AZUL EM VEZ DE VERDE

PEQUENO AO INVÉS DE GRANDE

BONITA AO INVÉS DE FEIA.

Se ocorrer contraste, pode-se usar EM VEZ DE e AO INVÉS DE.

Se não for contraste, use somente EM VEZ, pois AO INVÉS não é considerado correto.

**************************************************

Um recado para leitora elis, que tem dúvidas: Não posso tirar suas dúvidas, pois não deixou nenhum endereço eletrônico para a resposta.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 21/07/2009
Reeditado em 27/07/2009
Código do texto: T1710727
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.