Liberdade

"A liberdade é um direito fundamental dos homens e mulheres que vivem no território nacional, conforme foi estabelecido no art 5, caput, da Constituição Federal de 1988. Além disso, a liberdade não se restringe apenas aos homens, mas é também um direito fundamental dos animais, que muitas vezes não recebem o devido respeito daqueles que se consideram seres humanos. Precisamos defender a liberdade, todos os dias, mas ao mesmo tempo não podemos esquecer que a liberdade não se confunde com o caos, com o desrespeito, ou mesmo com a prática de arbitrariedades. É por isso que existe a lei para estabelecer os limites que devem ser observados no exercício da liberdade para se evitar os excessos. Afinal, no Estado de Direito, "ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei", mas isso não significa que as pessoas possam fazer o que bem entenderem. A lei é o limite que deve ser observado por todos aqueles que escolheram viver sob o seu império para que possam exercer as suas liberdades".

Esta obra está protegia pela lei brasileira federal de direitos autorais. Neste sentido, é autorizada a reprodução no todo ou em parte desde que seja conferido o devido crédito ao autor da obra, devendo desta forma ser citado o nome do autor e o link para o Site Recanto das Letras, Disponível na Internet em: http://www.recantodasletras.com.br. Fica expressamente vedado o uso comercial desta obra e também a criação de obras derivadas.