"O SINISTRO ACONTECE ONDE A PREVENÇÃO FALHA"

Em meados do ano 2005, numa passagem pelo Comando Regional de Bombeiros de Passo Fundo, RS, havia um sargento chato, que em menos de 30 minutos falou-me meia dúzia de vezes que o "sinistro acontece onde a prevenção falha".

No ano seguinte fui vitimado pela falta de prevenção, cai de uma escada de pouco mais de um metro de altura e tive uma fratura exposta.

Eu havia negligenciado no posicionamento do referido utensílio e me desequilibrei, assim prendendo a perna entre dois degraus.

Foram longos sete meses até começar a andar. Durante a longa parada, vinha a mente o sentença:

- "sinistro acontece onde a prevenção falha"!

Há pelo menos meia centena de definições para a palavra sinistro, mas desde lá, tenho que sinistro seja qualquer fato, que cause prejuízo material, físico ou psicológico.

Deixar o carro aberto com a chave no volante, certamente é falta de prevenção do usuário, assim como a ocorrência contumaz de assaltos no mesmo semáforo será falta de prevenção do poder público.

Todos certamente sofreremos sinistros ao longo de nossas vidas, uns dependentes de nossa própria atitude, outros de terceiros, mas atualmente a maioria pelo desleixo do serviço público.

Então que a frase de ordem seja esta:

- "sinistro acontece onde a prevenção falha"!

São quatro citações da frase salvadora em pouco mais de 20 linhas, estou me tornando chato, pensando bem, precisamos de mais chatos no serviço público!

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 29/04/2017
Código do texto: T5984483
Classificação de conteúdo: seguro