Marmeladóv e a essência do Cristianismo

"...por que hão de ter compaixão de mim? É verdade, não há motivo! Crucifiquem-me, preguem-me em uma cruz e não me lastimem. Crucificai-me, juiz, mas, crucificando-me, tende piedade de mim. Então irei voluntariamente ao suplício, porque não tenho sede de alegria, mas sim de dores e de lágrimas!...Julgas tu, taberneiro, que tua meia garrafa me deu algum prazer? Procurei a tristeza, a tristeza e as lágrimas, no fundo dela; encontrei-as e saboreei-as; mas Aquele que teve piedade de todos os homens, Aquele que compreendeu tudo, Aquele que terá piedade de nós, é o Único Juiz. Virá no último dia e perguntará: 'Onde está a filha que se sacrificou por uma madrasta invejosa e tísica, por crianças que não eram seus irmãos? Onde está a filha que teve compaixão do seu pai terrestre e não se afastou desse devasso bêbado?' E Ele dirá: 'Vem! Eu já te perdoei uma vez...já te perdoei uma vez... Agora mesmo todos os seus pecados serão perdoados por que muito amaste... 'Senti-o há pouco, aqui, no coração, quando estava na casa dela! Todos serão julgados por Ele e Ele a todos os perdoará: os bons e aos maus, aos prudentes e aos humildes...E, quando tiver acabado com esses, chegará a nossa vez: 'Aproximai-vos vós também, nos dirá Ele; aproximem-se os bêbados, aproximem-se os covardes, aproximem-se os devassos...'E aproximar-nos-emos sem receio. E Ele nos dirá: 'Vós sois uns porcos, sois a imagem e a marca bestial! Mas não importa, vinde'. E os justos e os sensatos dirão: “Senhor, por que recebes esses?” E Ele responderá: 'Recebo-os, justos, recebo-os, sensatos, porque nenhum deles se julgou digno desse favor...' E Ele estender-nos-á os braços, onde nos lançaremos banhados em lágrimas... Compreenderemos tudo... Então todos compreenderão tudo...Ekatierina Ivánovna também compreenderá...Senhor, venha a nós o vosso reino...".

Dostoiévski, "Crime e Castigo"

Luciano Machado Tomaz
Enviado por Luciano Machado Tomaz em 30/08/2016
Código do texto: T5744457
Classificação de conteúdo: seguro