BOBAGENS

"No futuro, apenas as bobagens serão reconhecidas

como verdades históricas." - George Orwel.

A História, como a conhecemos popularmente, costuma ser uma rosário de bobagens, para agradar (ou desagradar) futuras gerações.

A verdade costuma ficar longe dela, como a noite distancia-se do dia.

Algumas bobagens que lhe contam:

1) Bin Laden não foi o primeiro a atacar os EUA em seu próprio território. Pancho Villa, foi o primeiro, quando perdeu uma batalha para os federalistas, em 1916, numa só ação fugiu cruzando o Rio Grande e atacou a cidade de Columbis, Texas, matando sete pessoas e roubando as armas do quartel da cidade. Deu meia volta, atacou novamente os federalistas mexicanos e venceu. (Pancho Villa é lembrado como bandido, mas é um personagem fantástico).

2) Já que falamos dele: Pancho Villa não bebia, nunca bebeu e proibia sua tropa de beber. Executava quem embriagava-se. No cinema você vê o contrário.

3) Que Índias o quê. Cabral já veio direto ao Brasil, com cartas náuticas nas mãos.

4) As três caravelas de Colombo na verdade eram duas.

5) Napoleão não era tão baixinho. Media 1,68 cm.; 4 centímetros a mais que seu arqui-rival o inglês Duque de Wellington.

6) Os vikings nunca usaram capacetes com chifres. Foi uma invenção do pintor sueco Gustav Malstrom nas ilustrações que realizou em 1820, com o propósito de apresentá-los demoníacos.

7) A guerra dos 100 anos durou 116 anos ( 1337 a 1453).

8) George Washington não foi o primeiro presidente dos EUA. Ao iniciar a revolução americana em 1714, uma comissão de notáveis elegeu Peyton Randolph que foi sucedido por mais oito presidentes que você nunca ouviu falar. Só em 1789, ano em que foi aprovada a constituição americana é que Washington foi eleito e empossado.

9) Walt Disney nunca ciou ou desenhou nenhum de seus famosos personagens. O feito pertence ao desenhista Ub Wickers que deixou Disney compartilhar a autoria. Disney era só um empresário.

10) A famosa equipe de basquete ”Harlem Globetrotters” não eram do Harlem-NY, mas sim de Chicago.

11) Van Gogh não cortou a orelha; só um pedacinho do lóbulo esquerdo. Também não se suicidou, foi assassinado numa brincadeira de roleta russa pelo filho do nobre e rico proprietário onde estava hospedado. Todos estavam bêbados...

12) Bruce Lee não foi o rei do karatê. Ele só lutava uma modalidade oriental chamada Jun Fan Gung Fu. O resto é cinema...

13) Os piratas não enterravam seus tesouros. Gastavam as pilhagens nas tabernas, bordéis e casas de jogo da ilha da Tortuga.

14) Marlon Brando não recusou o Oscar que ganhou pelo “O Poderoso Chefão” (1972). Apenas mandou para receber em seu lugar o troféu uma falsa índia (era uma mexicana).

15) Não existem os cemitérios de elefantes. É invenção de gibi e escritores que não tinham o que fazer...

16) Os índios americanos não escalpelavam ninguém. O hábito era dos franceses, que exigiam de seus mercenários apresentar o couro cabeludo da cada índio morto para poder cobrar a recompensa.

17) Os imperadores romanos não levantavam nem baixavam o polegar para decretar a morte ou o indulto de um gladiador. Tudo invenção do cinema...

18) A data do nascimento de Jesus Cristo não é exata, mas provavelmente ele nasceu dia 16 de abril. O Cristianismo adotou a data de 25 de dezembro, assim como outros costumes. Pelo menos é o que garante um vizinho meu estudioso dessas coisas...

Se você souber de outra conte; adoro essas bobagens ...

Obrigado pela leitura.

Ah! ... Os três mosqueteiros eram quatro...