A CAPACIDADE DE SER RICO

"Não é capaz de ser rico quem não sabe ser pobre".

"O rico que não sabe ser pobre é como o cavaleiro que não sabe montar, que cavalga com a certeza de que vai cair – cair é seu grande temor".

"O rico que não sabe ser pobre sofre com o constante medo de perder tudo e não usufrui do benefício da riqueza". A isso se chama avareza.

"Por ter medo de cair, quem não sabe ser pobre jamais se sentirá suficientemente rico; nenhuma riqueza o fará suficientemente seguro".

"Saber ser pobre é sentir-se seguro apenas com o suficiente". A isso se chama satisfação.

"Para quem sabe ser pobre, o suficiente nada mais é do que a certeza na Providência diária (a certeza de que não se está só), a capacidade e a disposição de fazer algo por si e para os demais".

"Quem sabe ser pobre jamais se vê sem nada, pois sabe que do nada se tem tudo, pois do nada é que Deus tudo fez".

"Portanto, o rico que sabe ser pobre, sente-se tão seguro com tudo quanto com nada e jamais e angustia com a possibilidade de ter ou não ter".

"A segurança é justamente tudo o que o ser humano busca, mas especialmente os mais ricos jamais a encontram e é justamente por isso que desejam enriquecer cada vez mais". A isso se chama ansiedade.

"Na ansiedade cumpre-se o ditado chinês que diz que as pessoas gastam a saúde para adquirir riquezas e depois gastam a riqueza para adquirir saúde".

“Portanto, correr atrás de riquezas é investir tudo (a saúde) em nada (a doensa)”.

Wilson do Amaral