MULHERES

"A mulher pode ser definida como um homem inferior." (Aristóteles)

"Quando for visitar as mulheres, não se esqueça do chicote." (Nietzsche)

"Que as mulheres sejam submissas a seus maridos como ao Senhor. Da mesma forma que a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas a seus maridos." (Efésios, 15:22-24)

"Os homens têm autoridade sobre as mulheres pelo que Deus os fez superior a elas." (Alcorão)

"Uma mulher deve adorar seu marido como se fosse um Deus, mesmo quando ele não tem nem valor nem virtude e procura o prazer com outras mulheres." (Código de Manu)

"Mulher não tem alma." (Otto Weininger - filósofo alemão)

"No museu do Vaticano existem duas biblias. Uma bem fina e outra muito grossa. Os guias explicam seriamente aos visitantes que a pequena bíblia contém o que Adão disse a Eva, a outra, maior, o que Eva disse a Adão." (Earl Wilson, humorista americano)

"Quem te fez saber que estavas nú? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?" (Gênesis, 3:8)

"O homem não é da mulher, mas a mulher é do homem. O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher, para o homem." (Coríntios, 2:8-9)

"Mulher - animal que costuma habitar nas proximidades do homem, com rudimentar suscetibilidade à domesticação. A espécie é a mais espalhada de todos os animais de rapina e infesta todas as partes habitáveis do globo. É de movimentos graciosos e ágeis, especialmente a variedade americana (felis pugnans), é onívora e pode ser ensinada a não falar." (Ambrose Bierce, escritor americano no livro "Dicionário do diabo")

Isaac Asimov, no livro traduzido e publicado pela editora Bloch em 1980 com o título "Genios da Humanidade", relacionou os cientistas que considerava responsáveis pelo progresso científico. Arrolou 1201 homens e 10 mulheres.

Na maioria das sociedades antigas, a mulher era mera propriedade do homem.

Na India, quando um homem morria, sua viúva era obrigada a se queimar viva para atendê-lo no outro mundo.

Em muitos paises africanos a base do casamento era a compra da mulher pelo homem - o qual podia, depois, revendê-la, doá-la ou matá-la.

Até 1882, na Inglaterra, o homem podia bater à vontade na sua mulher e quando ela trabalhava fora, seu salário pertencia ao marido.

O estupro da mulher pelo marido ainda é legal em muitos países. Segundo estatística, nos Estados Unidos, um em cada sete homem já estrupou a própria mulher e, a cada 12 segundos, uma mulher é espancada pelo companheiro.

O homem é o único macho que maltrata a própria companheira.

Penso que, ao invés de uma homenagem anual, as mulheres merecem, diáriamente, mais amor e respeito por parte dos homens.

.........................

08-03-2007