AFORISMOS - Gaveta 1.

Colegas, amigos e amigas do Recanto,

Gosto muito de aforismos. Por isso, abro este canto com a intenção de que seja minha gaveta dos aforismos que encontro pelo caminho. Gaveta sem trancas, lógico.

De início, a página dedicada a eles, "Citações", da Revista Caras, tem sido a fonte de colheita mais farta. Porém, não pretendo me restringir a uma fonte; portanto, colaborações sempre serão bem vindas.

Por razões óbvias, não posso/podemos abrir mão da informação de autoria, identificação do exemplar da revista ou da obra que seja, e tudo mais que todos sabemos sobre direitos autorais. Os que forem enviados sem as informações podem ser postadas como de autoria do colaborador, por dedução, mas penso que quanto maior a clareza, menores as possibilidades de enganos, o que é melhor a todos nós.

Meu abraço a cada um que por aqui passar,

.

.

.

"Não há garantia nenhuma. Mas é desejar um compromisso sem nenhuma garantia que faz do AMOR algo ESPECIAL." (George Weinberg)

º Colaboração do Carlos Sena, colega de quem recomendo a leitura dos textos: http://www.recantodasletras.com.br/autores/csena

Obrigada, Carlos!!!

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Citações

Revista Caras - Edição 886 - Ano 17 - Número 44

28/10/2010

"De minha parte, eu sempre acreditei, e agora sei, que há bruxas."

Thomas Browne (1605-1682), médico e escritor inglês, tem trabalhos sobre ciência, religião e esoterismo.

"Bruxa: (1) Mulher velha, feia e repulsiva, que compete em maldade com o diabo. (2) Mulher jovem, bela e atraente, que está léguas à frente do diabo no quesito maldade."

Ambrose Bierce (1842-1914), escritor americano, em O Dicionário do Diabo.

"Essas bruxas para tudo têm artes."

João de Andrade Corvo (1824-1890), político português.

"Não existem mais bruxas nos países civilizados."

Lyman Frank Baum (1856-1919), escritor americano, em O Mágico de Oz.

"O progresso do saber e do refinamento tem uma tendência a circunscrever os limites da imaginação e a podar as asas da poesia."

William Hazlitt (1778-1830), escritor inglês.

"Toda obra humana tem origem na fantasia criadora."

Friedrich Nietzsche (1844-1900), filósofo alemão.

"A cultura é, na sua criação, um ato de arrogância e violência."

Paulo Francis (1930-1997), jornalista e escritor carioca, autor de Waaal.

"Conhecimento é poder, mas poder para o mal não menos que para o bem."

Bertrand Russell (1872-1970), filósofo e matemático inglês.

"Não é este mundo concreto e material que assusta os homens, mas o fantástico, abstrato e ideal, que eles mesmos criaram e imaginam."

Mariano da Fonseca, o marquês de Maricá (1773-1848), político carioca.

"Tenho o privilégio de ser capaz de entrar em encantamento, de entrar nessa terra muito árida onde você provavelmente encontrará seu direito à vida."

Louise Bourgeois (1911-2010), escultora francesa.

"Um povo sem eleições é um povo sem voz, sem olhos, sem braços."

Octavio Paz (1914-1998), poeta, escritor e diplomata mexicano.

"Um político pensa nas próximas eleições; um estadista, nas próximas gerações."

Noel Clarasó (1905-1985), escritor espanhol.

"Nada é mais desagradável do que um homem com uma imagem presunçosa de si mesmo, embora quase todo mundo tenha uma forte inclinação para esse vício."

David Hume (1711-1776), filósofo escocês.

"Aprender a dominar é fácil, a reinar é difícil."

Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), poeta alemão.

"A glória de seus subordinados é a sua glória."

Baltasar Gracián y Morales (1601-1658), escritor, filósofo e jesuíta espanhol.

"Uma das boas qualidades de um professor é exercitar sua capacidade de ouvir."

Paulo Freire (1921-1997), pedagogo pernambucano.

"Enche-nos de elogios e nos deixarás/ Felizes como os bichos mansos; mas uma boa ação que passe sem louvor/ Matará mil outras que só a isso aspiram,/ Pois os elogios são a nossa recompensa. "

William Shakespeare (1564-1616), dramaturgo e poeta inglês.

"Todo homem pensa que todos os homens são mortais, menos ele."

Edward Young (1683-1765), poeta, dramaturgo e crítico inglês.

"Quem vive mais do que uma vida também deve morrer/ Mais que uma morte."

Oscar Wilde (1854-1900), escritor e dramaturgo irlandês, autor de O Retrato de Dorian Gray, entre outras obras.

"Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós."

Amado Nervo (1870-1919), poeta e escritor mexicano.

Revista Caras - Edição 886 - Ano 17 - Número 44

28/10/2010

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Citações

Revista Caras - Edição 885 - Ano 17 - Número 43

21/10/2010

"Antigamente os livros eram escritos por homens de letras e lidos pelo público. Hoje são escritos pelo público e lidos por ninguém."

Oscar Wilde (1854-1900), escritor e dramaturgo irlandês.

"Um editor a um escritor: 'Seu livro contém coisas boas e originais. Infelizmente, as originais não são boas, e as boas não são originais."

Gotthold Ephraim Lessing (1729-1781), escritor alemão.

"Seria possível compilar o pior livro do mundo com trechos selecionados dos melhores escritores do mundo."

Gilbert Keith Chesterton (1874-1936), escritor e ensaísta inglês.

"Um livro pode ser divertido apesar de conter numerosos erros, ou ser muito aborrecido sem um absurdo sequer."

Oliver Goldsmith (1730-1774), escritor e dramaturgo inglês.

"A pior solidão que existe é darmonos conta de que as pessoas são idiotas.

Gonzalo Torrente Ballester (1910-1999), escritor e crítico espanhol.

"Não basta à necessidade de solidão que se esteja sentado sozinho a uma mesa. Também precisa haver cadeiras vazias em volta. Quando o garçom tira uma dessas cadeiras nas quais não há ninguém sentado, sinto um vazio e minha natureza sociável desperta. Não posso viver sem cadeiras vazias.

Karl Kraus (1874-1936), jornalista austríaco, no livro Karl Kraus - Aforismos, organizado e traduzido por Renato Zwick (Arquipélago Editorial).

"As mulheres bonitas detestam as mulheres bonitas, quando estão gostando muito de um homem feio."

Antônio Maria (1921-1964), cronista e compositor pernambucano.

"Só depois de se despojar uma elegante de todas as fitas, rendas, joias, saias e corpetes é que se encontra o exemplar, não correto nem aumentado da edição da mulher, conforme saiu dos prelos da natureza."

Machado de Assis (1839-1908), escritor carioca.

"Imagina-se que a política seja a segunda profissão mais antiga do mundo. Mas creio que tem muita semelhança com a mais antiga de todas."

Ronald Reagan (1911-2004), presidente dos Estados Unidos de 1981 a 1989.

"Um bom político é tão inconcebível quanto um ladrão honesto."

Louis Henry Mencken (1880-1956), escritor e crítico americano.

"Quando o povo desperta, expectativas fraudadas são mais incendiárias do que necessidades nunca atendidas."

Georges Clemenceau (1841-1929), jornalista e político francês.

"Para permanecer fiel a si, deve-se renunciar ao próprio partido político três vezes ao dia."

Jean Rostand (1894-1977), biólogo francês.

"Grandes políticos podem tornar-se pessoas muito vazias."

Friedrich Nietzsche (1844-1900), filósofo alemão.

"Promessas e bolachas nasceram para ser quebradas."

Jonathan Swift (1667-1745), escritor e poeta irlandês.

"A política de intimidação é sempre perigosa. Na maioria das vezes exaspera o adversário em lugar de paralisá-lo."

Roger Martin du Gard (1881-1958), escritor francês, no livro Os Thibault.

"Odeiem-me, contanto que me temam."

Gaius Caesar Germanicus, o Calígula (12-41), imperador romano.

"Ansiedade é algo muito vago. Medo é específico."

Louise Bourgeois (1911-2010), escultora francesa.

"Covarde: aquele que, em situação crítica, pensa com as pernas."

Ambrose Bierce (1842-1914), jornalista e escritor americano.

"É preciso esquecer para viver; a vida é esquecimento; cumpre abrir espaço para o que está por vir."

Miguel de Unamuno (1864-1936), educador e filósofo espanhol.

Revista Caras - Edição 885 - Ano 17 - Número 43

21/10/2010

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

Lucia Sant ini
Enviado por Lucia Sant ini em 31/10/2010
Reeditado em 16/03/2011
Código do texto: T2588515
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.