HÁ LIÇÕES NAS FERIDAS

Aceitar que alguém sabe mais que nós é traumático, pois somos obrigamos a admitir que não sabemos tudo. Todavia, é somente admitindo que não se sabe tudo que aprendemos o que não sabemos. E isso é traumático.

Admitir que não estamos certos não é o mesmo que admitir que estamos errados. Admitir que se estava enganado é aprender e quem se submete a aprender está certo. Estar errado é descobrir que está enganado, más insistir em continuar enganado.

Todo ato errado produz consequências, as quais são sempre traumáticas, por isto é que se aprende com os erros. Justamente por isto mesmo é que aos pais cabe produzir pequenos traumas nos filhos ao reprimir-lhes o pequenos erros da infância, para que eles aprendam a fazer certo e não sejam exterminados pelos efeitos dos grandes erros dos adultos.

Quem não sofre o trauma da repreensão na infância, sofre os traumas da privação quando adulto, isto quando não experimenta os traumas da prisão.

Se uma criança que não tem limites, não há mal que a ela evite.

Em geral os orgulhosos são ignorantes porque não são humildes o bastante para admitir que falta-lhes o conhecimento que resistem em aprender. Sendo assim, somente o orgulho nos impede de aprender, pelo que os ignorantes são sempre o amis orgulhosos.

Quanto mais alguém se exalta, mais inculto se torna e quanto mais se orgulha, mais evidente fica sua ignorância.

Por fim, “quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado”. Palavras de Jesus Cristo.