Por que vivemos tão pouco?

Um cachorro fica adulto com uns dois anos de idade. Vive uns vinte anos. Dez vezes o tempo que leva para ficar adulto. Isso acontece com os animais de um modo geral.

O homo sapiens fica adulto com uns vinte anos. Vive cem anos quando é muito privilegiado ou muito sem sorte (pois estar com cem anos é aborrecido - Jó estava cansado de dias, por ser idoso demais).

A questão é: Por que será que o ser humano vive apenas umas cinco vezes o tempo que leva para ficar adulto?

Uma das minhas teorias é: Os humanos são os únicos animais que vivem contando o tempo. Eles têm relógio, cronômetro, calendário juliano, calendário gregoriano e muitos artefatos para lembrar-lhe que o tempo está passando e deixando-o mais velho. Com tanta pressão do tempo sobre seus ombros, só pode é ficar velho antes do tempo normal, que seria de duzentos anos. Outra coisa: Temos espelho para vermos nossas rugas e aumentarmos nossas preocupações com a boniteza.

Outra teoria é que o homem deve, sim, viver cem anos. Só que aos dez já deveria ser um adulto. Assim, seríamos uns retardatários, ou retardados mesmo, por levarmos tanto tempo para ficarmos adultos (os vinte anos de que precisamos).

Existe alguém com uma terceira teoria?

António Fernando
Enviado por António Fernando em 16/09/2009
Código do texto: T1813164
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.