O bode e o macaquinho

Você já viu um bode?

O macho da cabra, que é uma espécie domesticada herbívora de capríneo pertencente ao gênero Capra. Pode ser doméstica ou selvagem. Pois bem, a pergunta é: como um bode enxerga? dizem que vê tudo colorido. Expia só! Se fosse como o mito do boi que não pode ver a cor vermelha. Seria a maior confusão.

A nossa história de verdade é sobre um macaco que queria voar e o bode que não podia expiar.

Um belo dia na fazenda um macaquinho solitário estava na árvore tomando um banho de sol e observando o vento soave pelas árvores. Ele fechou os olhos e lembrou da tia Camila que dizia nas aulas de literatura: um dia macaquinho, você vai voar. Voar tão alto, mas tão alto que terá asas. E o macaquinho se perguntava: Como pode ? Expia só! Um macaco não tem asas! Essa tia Camila não regula bem da cabeça. Mas mesmo sem acreditar ele imaginava e respirava fundo. Parece que sentia as asas nas costas e o vento batendo forte na sua bochecha... O rabinho balançava em movimentos circulares como a hélice de um helicóptero.

Certo dia ele viu aproximar-se um bode que parecia perdido, ele andava pra um lado e pra outro. Então o macaquinho desceu da árvore e perguntou: Sr bode, precisa de ajuda? O bode prontamente disse: eu estou de castigo, meu grupo percebeu que não sei expiar depois que eu descumpri uma regra então tô aqui , mas sinceramente, nem sei onde estou. O macaquinho percebeu que o bode estava cego, porque expiar naquela terra era sinônimo de enxergar. Então o macaquinho ofereceu-se para guiar o bode ao seu grupo novamente. Enquanto eles seguiam o macaquinho continuava sonhando que voaria alto. O bode sentiu uma energia diferente e perguntou: qual teu sonho macaquinho? E ele disse: ah. Eu quero voar. O bode o respondeu: o que te impede? Eu não enxergo, tô perdido do meu grupo e ainda fiz um amigo. Eu achava que morreria a míngua nessa fazenda, porém olha aqui. Estou a caminho da minha casa, mesmo sem saber expiar. A essência dos realizadores está na ação. Nada é mais poderoso que a persistência. Antes do sucesso existe o trabalho duro e a persistência. Ouvi isso de alguns amigos filósofos ( como Hélio Couto e o Ray Kroc ). O macaquinho teve um insight e disse: não é que você está certo bode.

Após deixar o bode na vila com seu grupo o macaquinho foi a escola de aeronaves e fez a inscrição no curso de piloto de aviões. Hoje o bode só conversa com seu amigo por telefone, porque ele vive viajando em seu avião. De fato, o macaquinho voou alto, tão alto que foi embora daquela fazenda, só aparece por lá no natal, que é quando visita o seu amigo, o bode que não sabia expiar.

Dayane Gomes Cunha e wikipedia.org
Enviado por Dayane Gomes Cunha em 04/11/2023
Reeditado em 04/11/2023
Código do texto: T7924371
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.