O URUBU E O SAPO

Chagaspires

Conta-se que moravam numa floresta um urubu e um sapo.

O sapo vivia em uma lagoa e passava o tempo todo ensinando os sapinhos a cantarem.

Já o urubu morava em uma árvore próxima ao lago onde o sapo morava.

Vez por outra se falavam.

Um dia o urubu que tocava viola na orquestra do céu disse para o sapo: "Compadre sapo hoje vai haver uma festa no céu e eu fui convidado para ir tocar lá ". No que o sapo abrindo sua bocarra disse:"Oba eu também quero ir". O urubu logo disse" Mas só entra lá quem tem a boca pequena". O sapo respondeu diminuindo a boca: "Isso é uma injustiça ".

O urubu disse isso e foi voando para seu poleiro; pois precisava dormir um pouco para refazer as energias, a jornada até o céu era longa.

O sapo não se conformando com a resposta do urubu deixou a noite prosseguir e se chegou devagarinho, subiu na casa do compadre urubu e entrou pela boca da viola que o urubu iria levar para o céu e ficou bem escondidinho lá dentro.

Quando o urubu despertou pegou a viola e começou a voar para ir ao céu.

Em certa parte do voo notou que a viola estava mais pesada do que de costume e olhou pela boca da mesma e viu dois olhos grandes olhando de dentro e disse:"É você mesmo compadre Sapo": No que o sapo respondeu:"Sim compadre eu quero entrar na festa". No que o urubu retrocou " comigo não sapo bobo ".

É que o compadre urubu já a algum tempo vinha querendo comer o sapo sabido; e então virou a boca da viola para baixo e começou a chacoalhar até o sapo cair pela abertura.

O sapo começou a cair e vendo o chão cheio de pedras se aproximar gritava:"Arreda pedra senão eu te lasco". Arreda pedra se não eu te lasco:.

Quem acabou se arrebentando foi ele.

Foi pedaço de sapo para todo lado.

O compadre urubu desceu e comeu os pedaços do sapo satisfazendo a sua vontade.

Moral da estória: "sapo metido a sabido termina virando comida pra o compadre urubu".

Findou o nosso conto.

"Seu rei mandou dizer que você contasse quatro ".

Quatro Estórias.

Nota: Estória do domínio público.

Chagaspires
Enviado por Chagaspires em 25/10/2023
Código do texto: T7916593
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.