Contos do poeta: As aventuras da galinha Tunica em: A jabota lelê sumiu!

Um dia lindo de sol, os animais estavam todos felizes e tranquilos. Bartolomeu passeava com Pitolomeu, seu filhote mas novo, Tunica e seus pintinhos siscavam o terreiro atrás de bichinhos, a Arará Julieta voava sobre as árvores frondosas.

A jabota vendo aquele dia lindo, resolveu passear sozinha, ela estava chateada com o jabuti Galileu, andava tirando ela do sério com seu jeito desastrado.

Lelê saiu sem avisar para onde ia e quando voltava. Arrumou um cesta com frutas e foi para as margens do Igarapé grande,uma zona perigosa do sítio. Por lá, existiam bichos perigosos com; jacaré, sucuriju que comiam outros animais indefesos.

Mas ela queria um dia de aventura, ficar sozinha.

Quando chegou em um lugar bonito, resolveu fazer seu pequenique. O tempo foi passando e ela não percebeu que já estava ficando tarde para voltar para o sítio.

No final da tarde, Galileu já estava preocupado e sai a procura de Lelê. Perguntou de Tunica.

--- Amiga você viu Lelê por aí, ela sumiu lá de casa desde cedinho.

Tunica respondeu:

---- Hoje não vi Lelê. O que você aprontou Galileu?

---- Não aprontei nada. Me ajude a procurar por essa jabota danada.

Tunica chamou todos os animais que estavam no terreiro e contou que a jabota Lelê estava sumida.

Bartolomeu saiu farejando por todos os lugares.

A Arará Julieta começou a procurar lá do alto e nada de Lelê.

Já estava escuro, Galileu suava preocupado.

Direpente, todos ouvem latidos de Bartolomeu,lá pras bandas do Igarapé grande.

Como seu faro tinha encontrado Lelê perdida em meio os galhos de árvores .

Ele imediatamente colocou a jabota em sua boca e trouxe para o sítio.

Alívio geral, Galileu deu uma bronca em Lelê, que ela não fizesse mais essas loucuras.

Lelê,disse que não viu as horas passar.

Tunica com seu bico afiado limpou a amiga.

A Arará Julieta falou:

--- Depois dessa aventura de Lelê, vamos descansar, a manhã será um novo dia de muitas aventuras.

 

E assim terminou o sumiço da jabota Lelê.

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 17/06/2023
Reeditado em 17/06/2023
Código do texto: T7815669
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.