O Sabor do Sal

Conta-se que em um lugarejo distante, um homem que tinha três filhas resolveu, talvez por um momento de carência, saber o quanto suas filhas o amavam. Chamou todas para a sala e perguntou em tom aterrorizante:

-Ana quero saber, quanto você me ama?

A filha bastante amedrontada respondeu:

-Some todas as gotas do oceano e multiplique por dez, este resultado é o quanto eu o amo meu pai.

-Agora você Júlia, quanto me ama?

tremendo e muito assustada ela respondeu:

-Junte todas as estrelas do céu e multiplique por cem, o que resultar é quanto eu amo o senhor, meu pai.

O pai bastante envaidecido, chama a terceira filha, e agora Flávia, me diga quanto me amas.

- Bastante tranquila e com muita convicção, respondeu:

-O meu amor, é da mesma forma que o sabor do sal.

O pai furioso e transtornado em gritos: Como é? Você me ama como o sabor do sal? Pegue suas coisas e saia da minha casa, filha ingrata, como você pode fazer isso? Quem gosta do sabor do sal, você me odeia, não quero te ver nunca mais! Ela desolada juntou suas coisas e foi embora.

Morou na rua, em casas de conhecidos, passou muito sofrimento, até que conheceu um comerciante que casou com ela, tiveram filhos, e viviam felizes, em um certo dia, entra em sua loja um homem velho, ela achou parecido com seu pai, escondeu-se e pediu que seu marido perguntasse o nome dele, eis que realmente era seu pai. Flávia pediu que João o convidasse para almoçar em sua casa, alegando como o senhor tinha feito uma grande compra, ganhara de brinde este almoço. Ele prontamente agradeceu e aceitou o convite, Flávia correu para preparar a refeição e ficou o tempo todo escondida na cozinha. O almoço foi servido, e João notou que o senhor não conseguia comer, intrigado ele perguntou: O senhor não está gostando da refeição? Ele bastante constrangido respondeu: Acho que a sua cozinheira esqueceu de colocar o sal, não dar para comer, sem sal a comida é horrível. Foi nessa hora que Flávia entrou e com um belo sorriso falou, está vendo meu pai? Quanto eu o amo, veja a importância que o sal tem, assim era o senhor para mim. O pai bastante envergonhado pediu perdão e abraçou a filha, que por vê-lo tão arrependido, o perdoou e o pai aprendeu a lição.

Esta estória minha mãe contou para mim quando eu era criança, nem ela nem sua mãe ou avó sabiam o autor.

Tânia Suely Lopes
Enviado por Tânia Suely Lopes em 09/06/2012
Reeditado em 17/04/2013
Código do texto: T3714316
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.