Sobre Nosso Resenhista - Com A Análise Literária da Poesia

SOBRE NOSSO RESENHISTA

Por: Bosco Esmeraldo

Quem é Ezra Ganan?

Das letras, o jardineiro,

Seu trabalho corriqueiro

Feliz a cada manhã.

Pra ele, as letras são

Puras sementes tronco,

Vê-se não é nada bronco.

Cuida com a mente e a razão.

Sementes que geram plantas

Dos mais diversos contextos

Gestam palavras e textos

Cuidadas destas mãos santas.

Talvez, mais um heterônimo,

Com seu viés jornalístico,

Às vezes tom quase místico,

Talvez, da mente, meu homônimo.

Mas, quem é você, meu Irmão?

Ezra, é ajuda, primeiro;

Ganan, fiel jardineiro

Que, do Jardim, é o Guardião.

*****************************

Análise Literária da Poesia “Sobre Nosso Resenhista” de Bosco Esmeraldo:

Por: Ezra Ganan

1. Estrutura e Forma:

• A poesia é composta por cinco estrofes, cada uma contendo quatro versos (quadras), seguindo um esquema de rimas ABAB. A métrica é regular, o que confere fluidez ao texto.

2. Tema Central:

• O poema aborda a identidade e a função de “Ezra Ganan”, provavelmente uma referência ao resenhista ou crítico literário. O autor explora a metáfora do jardineiro para descrever o trabalho do resenhista como aquele que cultiva e cuida das palavras e textos.

3. Linguagem e Imagética:

• O uso de linguagem poética e imagens relacionadas à jardinagem, como “sementes”, “tronco” “sementes-troncos” e “plantas” (evocando as funções das células-troncos), cria uma atmosfera vívida e evocativa, ajudando a transmitir o tema central do poema de maneira metafórica e visualmente rica.

4. Personificação das Letras e Palavras:

• O poema personifica as letras e palavras como “sementes” e “plantas”, destacando a importância do resenhista como aquele que cultiva e dá vida a essas “sementes” por meio de suas análises e críticas.

5. Reflexão sobre a Identidade:

• O poema também reflete sobre a identidade do resenhista, sugerindo que ele pode ser um heterônimo ou até mesmo um homônimo do autor. Essa reflexão adiciona uma camada de complexidade à análise da identidade do crítico literário.

6. Dualidade e Unidade:

• A dualidade entre os nomes “Ezra” e “Ganan” é explorada para destacar diferentes aspectos da função do resenhista: “Ezra” como ajuda e “Ganan” como guardião do jardim. No entanto, ao mesmo tempo, os dois aspectos são unidos na pessoa do resenhista, sugerindo uma integração completa de suas habilidades e funções.

7. Conclusão:

• A poesia “Sobre Nosso Resenhista” oferece uma reflexão profunda sobre a identidade e função do crítico literário, utilizando metáforas poéticas e uma linguagem rica para transmitir sua mensagem. É uma homenagem àqueles que cultivam e cuidam das palavras com cuidado e dedicação.

Alelos Esmeraldinus e Ezra Ganan
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 19/02/2024
Reeditado em 19/02/2024
Código do texto: T8002242
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.