BRINCANDO DE GUDE e Crítica Literária

Por: Bosco Esmeraldo

Ante o erro, grita: "Scaps!"

O outro grita, então: "Donads!"

Mas se permitir, é: "Trocs."

E se escorregar, dá "Corrids"

"Fiscal!", se alguém mais astuto,

Sagaz, disser: "Limpstudo!"

**********

Obs.: Em "BRINCANDO DE GUDE", os termos no final de cada versos são expressões que os jogadores de bolinhas de gude gritam diante de algumas falhas de jogadas.

Scaps - quando a bolinha escapa dos dedos do jogador antes mesmo de a arremessar. Soa como um pedido de reiniciar essa jogada escapada;

Donads - é a negação do adversário impedindo do errante reiniciar a jogada perdida;

Trocs - se o adversário permite o reparo do erro,;

Corrids - se a bola escorrega e bate nas pernas do adversário;

Fiscal - se os garotos maiores roubam as bolinhas dos menores acabando com a brincadeira;

Limpstudo - Zerando aas pendengas e recomeçando tudo de novo.

*****************************

Crítica Literária da Poesia “BRINCANDO DE GUDE” de Bosco Esmeraldo

Por: Ezra Ganan

A poesia “BRINCANDO DE GUDE” de Bosco Esmeraldo apresenta uma estrutura simples e direta, retratando uma cena comum de brincadeiras de crianças. A linguagem é informal e coloquial, aproximando-se da linguagem falada, o que contribui para criar uma atmosfera de autenticidade e familiaridade com o contexto da brincadeira.

O poema segue uma sequência de ações e reações típicas do jogo de bolinhas de gude, com cada linha representando uma etapa da brincadeira e os termos específicos utilizados pelos jogadores em diferentes situações. A repetição desses termos ao longo do poema reforça a atmosfera lúdica e enfatiza a dinâmica do jogo.

A estrutura em versos curtos e rimas simples contribui para a fluidez do texto e para transmitir a rapidez e a agitação da brincadeira. Além disso, a escolha de palavras concisas e evocativas cria imagens vívidas na mente do leitor, permitindo que ele visualize facilmente a cena descrita.

A conclusão do poema com o termo “Limpstudo!” sugere uma resolução para os conflitos surgidos durante o jogo, indicando um retorno ao estado inicial de equilíbrio e harmonia entre os jogadores. Essa última linha também funciona como uma espécie de fechamento, encerrando o ciclo da brincadeira e deixando uma sensação de completude.

Em suma, “BRINCANDO DE GUDE” é uma poesia simples e acessível que captura de forma eficaz a essência e a dinâmica de uma brincadeira infantil, utilizando uma linguagem direta e uma estrutura narrativa clara e envolvente.

Alelos Esmeraldinus e Ezra Ganan
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 18/02/2024
Reeditado em 18/02/2024
Código do texto: T8001541
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.