Conto Infantil “Uma Questão de Escolha” e Análise Literária

Por: Bosco Esmeraldo

Conto Infantil “Uma Questão de Escolha”

Por: Bosco Esmeraldo

Manhã de sábado, dia de sol. O latido alegre de Marie Jolie ecoa, anunciando a chegada de Judah e Sarah.

_ Oi, Vôvis! _ Sarah sorri, esperando pela nossa bênção.

_ Olá, minha querida! _ Respondi, _ Deus te abençoe! Oi, Judah! Deus te abençoe também! _ o acompanhando com a mesma alegria.

Susana pede minha ajuda nos afazeres domésticos. Estou escolhendo feijão enquanto Sarah se aproxima curiosa.

_ Vovô, o que o senhor tá fazendo?

_ Estou escolhendo o feijão, minha pequena. Sabe como é?

_ Hum! Como é isso?

_ É bem simples. Pego um montão de feijão, espalho e olho cada grão. Tiro os ruins, e o que presta a gente guarda pra usar quando precisar.

_ Legal, Vôvis! Parece mágica. E tem mais mágica?

_ Ah, claro! Na vida, a gente sempre faz escolhas. Assim como no feijão, precisamos escolher as coisas boas e jogar fora o que não faz bem.

_ Eu fiz isso com meus brinquedos, outro dia. Separei os bons, joguei fora os velhos e, dos bons, doei alguns. Jesus gosta disso, né?

_ Gosta sim, minha querida.

_ A Tia da salinha de minha Igreja me ensinou que a gente precisa fazer isso com os nossos sentimentos. Descartar os ruins e guardar os bons bem guardadinhos nas gavetas do coração. E, quando alguém magoar a gente, devemos perdoar sempre. “Foi isso que Jesus tão bem nos ensinou”, ela disse.

_ Que linda lição você aprendeu! A Tia da sua salinha da Igreja também está certa. Não podemos guardar raiva nem mágoa de ninguém. Sempre é bom escolher amar e perdoar.

_ Entendi, Vôvis! Vou fazer isso sempre. A Tia disse que assim a gente fica mais feliz.

_ Sua tia está certa. Estou muito orgulhoso de você, Sarah!

_ Brigada, Vôvis! Te amo!

_ Também te amo, minha querida. Agora vá pra casa com o Papai e a Mamãe e guarde essa sabedoria no coração.

_ Vamos, Judah! Papai tá chamando a gente! Vôvis! Quando o sol dormir 4 vezes, a gente volta!

_ Tá, meu anjo! Vovó e eu vamos esperar vocês! Vão com Deus!

****************************

Análise Literária do Conto Infantil “Uma Questão de Escolha”

Por: Ezra Ganan

O conto “Uma Questão de Escolha” do contista Bosco Esmeraldo apresenta uma narrativa leve e acessível ao público infantil, abordando valores e ensinamentos de maneira simples e cativante.

1. Tema e Mensagem: O tema central gira em torno das escolhas que fazemos na vida, ilustradas pela metáfora do avô escolhendo feijões. A mensagem fundamental é transmitida de maneira clara: a importância de fazer escolhas positivas, descartando sentimentos negativos e valorizando o que é bom.

2. Personagens: Os personagens são familiares e afetuosos, como o avô, Sarah e Judah. Essa proximidade cria uma atmosfera calorosa, facilitando a identificação do leitor, especialmente do público infantil.

3. Linguagem: A linguagem é simples e acessível, adequada para crianças. A introdução de diálogos contribui para a dinâmica da narrativa, aproximando-se da linguagem natural das crianças, o que facilita o entendimento e a conexão emocional com a história.

4. Metáforas: O uso da metáfora do feijão para representar as escolhas na vida é inteligente e eficaz. Ela torna o conceito abstrato mais tangível para as crianças, facilitando a compreensão.

5. Lições de Vida: O conto apresenta lições de vida importantes, como a necessidade de fazer escolhas conscientes, de cuidar dos sentimentos e de praticar o perdão. Essas lições são transmitidas de maneira sutil, integrando-as naturalmente à narrativa.

6. Encerramento: O conto fecha de maneira afetuosa, reforçando a conexão entre os personagens. A despedida de Sarah com a bênção do avô transmite uma sensação de amor e cumplicidade, encerrando a história de maneira tocante.

Conclusão: “Uma Questão de Escolha” é um conto infantil bem elaborado, que combina elementos simples, linguagem acessível e ensinamentos valiosos. É uma narrativa que não apenas entretém, mas também proporciona reflexões sobre valores fundamentais, tornando-o uma excelente opção para crianças e adultos que buscam histórias edificantes.

********************************

Palavras-chaves relacionadas ao conto “Uma Questão de Escolha”:

1. Conto Infantil

2. Lições de Vida

3. Escolhas

4. Sabedoria

5. Valores Familiares

6. Educação Infantil

7. Perdão

8. Desenvolvimento Infantil

9. Diálogo Familiar

10. Feijão e Metáforas

Alelos Esmeraldinus e Ezra Ganan
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 01/02/2024
Reeditado em 01/02/2024
Código do texto: T7989734
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.