Manifestações folclóricas no Amazonas

O Estado do Amazonas é muito conhecido por suas festividades e manifestações folclóricas, praticamente todas as cidades, comunidades e povoados tem suas próprias festividades.

A locomoção é bastante restrita devido às características da região Amazônica, sendo na maioria das vezes feito via aérea e/ou fluvial, e em muitos locais o acesso é exclusivamente via fluvial. Essas festividades tem uma característica muito interessante, sendo uma oportunidade de geração de renda, aquecimento nos setores de bens e serviços, vou classificar aqui O festival folclórico de Parintins como a principal referência deste fenômeno, Parintins é uma cidade de 120 mil habitantes, que fica a cerca de 400 km de Manaus, capital do Amazonas, sendo a maior cidade depois da capital, o festival de Parintins não tem só visibilidade nacional, já ultrapassou fronteiras e hoje é internacionalmente conhecido, é reconhecido como maior evento folclórico a céu aberto das Américas, e por que não dizer do mundo? a festa é protagonizada pelos Bois Garantido de cor vermelho e Caprichoso de cor azul, que se enfrentam em um ambiente próprio, chamado de Bumbodromo que sua estrutura e em formato de uma cabeça de boi, onde disputam anualmente no último fim de semana do mês de Junho, o título de Campeão do Festival Folclórico de Parintins. Outras manifestações populares fazem parte desse cenário cultural, como o Festival da Canção de Itacoatiara - FECANI que é o maior festival de música da região Norte do Brasil, e é realizado no mês de setembro. A Festa do Cupuaçu na cidade de Presidente Figueiredo; Festival das Cirandas na Cidade de Manacapuru; Festa do Cajú na Cidade de Barreirinha, Festa da Pesca do Tucunaré na cidade de Nhamundá; Festa do Guaraná na Cidade de Maués; O Jogos das Três Fronteiras na cidade de Atalaia do Norte; A Feira da Laranja na cidade de Rio Preto da Eva.

A maioria das localidades têm mais de um evento por ano, e geralmente compostos por festividades religiosas, gastronômicas, e folclóricas, Amazonas de uma riqueza não somente folclórica, rica em um biodiversidade estenda, peculiaridades da cultura do Estado com o maior espaço territorial do Brasil.

Na capital Manaus observamos um pouco de tudo, do Boi Bumbá ao Carnaval, e ainda uma mistura tipicamente ao estilo amazonense! O Carnaboi que nada mais é, que uma mistura dos dois eventos, o Carnaval com Boi Bumbá.