Quaresma e misericordia

Quaresma é tempo de conversão, de vida nova, de mudanças para melhor, isso todo nós sabemos, entretanto, a Quaresma, como período forte na pedagogia eclesial é um convite para que endireitemos as veredas da nossa existência para que o caminho nos leve ao encontro com Aquele que é o único capaz de nos salvar, Cristo Jesus. O peregrinar quaresmal, que é recheado de virtudes para um mergulhar dentro de si mesmo, tais como a humildade, a caridade e a simplicidade, vem reforçar o convite do Senhor para que praticando o jejum, a oração e a esmola, possamos nos desapegar dos bens (materiais, espirituais, morais e relacionais) que nos aprisionam e nos impedem de seguir os passos do Redentor.

O nosso desapego começa com a imposição das cinzas, somos pó e ao pó voltaremos e ir percorrendo um itinerário de sucessivas abdicações de realidades que nos pesam, para que possamos contemplar o desvelamento de Deus, que se manifesta do Rosto desfigurado e solidário de se Filho Jesus, que assumindo as nossas dores nos faz sentar no Trono da Graça. A nossa conversão deve ser traduzida em gestos concretos de misericórdia, ou seja, em gestos tangíveis de acolhimento, de perdão, de inclusão e de tolerância. Não se pode dizer que amamos a Deus se excluímos e maltratamos os que estão ao nosso lado, os quais são criação do Deus misericordioso, pois a misericórdia de Deus deve ser atualizada nos gestos de bondade que cada cristão que estendendo as mãos e o coração, abraça sem acepção os menos favorecidos.

A quaresma tem o seu sentido pleno quando os nossos atos de piedade e nossos símbolos tradicionais se materializam em verdadeira revolução transformadora, onde a nossa oração seja um eco dos gritos de tantos irmãos que padecem e sofrem na nossa comunidade. A mudança que a quaresma requer é uma mudança de mentalidade, a qual nos permita olhar o outro e os outros sem preconceitos e sem prejuízos; onde nossa caridade e nossa solidariedade não sejam simples esmolas, mas encontro fraterno com quem sofre e necessita da nossa presença. Que o caminho da Quaresma nos leve à luz da Ressurreição e da Misericórdia.