A Metáfora na Poesia

Luciana Carrero

Metáfora é a linguagem figurativa, aquela que transcende ao sentido original de uma palavra ou conceito, para contemplar uma forma mais nobre em substituição à linguagem popular. Desde Aristóteles se estuda essa figura na poesia, e o tema permanece na nossa pauta de escritores de todos os gêneros. Hoje em dia o escritor Joaquim Moncks e tantos outros lecionam sobre a necessidade imprescindível da metáfora na Poesia. Concordo, e recomendo a interpretação cuidadosa deste ensino. Pode alguém escrever um texto inteiramente de metáforas? Ressalto que a metáfora circula também em prosa e até em pareceres técnicos, jurídicos e científicos, e muito na linguagem coloquial, com maior ênfase para o convencimento. Afirmo e sempre afirmei que ninguém, à essa luz, é poeta o tempo todo, porque soa estranho ser essencialmente metafórico. Na esteira deste rigorismo, o Fernando Pessoa conseguiria subsistir? Então usamos de um texto necessário e nele colocamos as metáforas, como ele sempre fez.

Pesado é um poema totalmente metafórico. Da mesma forma, para caracterizar a poesia no poema, bastariam as metáforas? - Nesta linha de raciocínio, considero que a poesia pede uma série de outros recursos retóricos e técnicos, diferente do que produzem na chamada prosa empilhada, formada dos tais de versos brancos, utilizando o uso da metáfora em maior ou menor grau, em seu conteúdo. Este é um tema também muito debatido. Aqui prometo explicar melhor na próxima postagem. É salutar que cada poeta estude e construa o seu ambiente. Importante é a imagem, a feição dos gêneros. Poesia e Prosa, cada uma no seu quadrado.

A metáfora é só o tempero da poesia, e também pode ser da prosa. Os demais atributos que apresenta são toda uma construção de alicerces, telhados, aberturas, que temos por arcabouço, com ambiência poética. Metáfora é igual a um perfume francês. Bom é evitar o exagero. Escrevemos para abrir caminho e orientação. Isto é importante para muitos. Quando escrevemos, bebemos com moderação para dar maior atenção ao uso das palavras. Elas representam a verdadeira feição do texto e devem ser escolhidas e colhidas com precisão, Fazem parte da personalidade do escritor, mesmo além ou aquém das metáforas.