ONDE MORAM TODAS AS SUBSTÂNCIAS?

Luciana Carrero

A inspiração poética exige que nos coloquemos à disposição. Que nos entreguemos ao universo, algo parecido com mediunidade, não no sentido de religião, mas no cósmico, onde habitam todos os segredos. Isto significa que, no mundo, tudo é inspiração, incluindo-se a dos inventores e da tecnologia humana. Os inspirados, que se entregaram como receptores do cósmico, recebem poesia e praxis. Cabe a cada um de nós escolher a qual nos dedicarmos. Sem esquecer, ainda que poesia é também praxis; e que ciência é também poesia. Quando não deixamos o pensamento fluir na senda da imaginação, nunca iremos ao crescimento da Ciência, nem aos meandros da Poesia. Não é questão de emular - e sei que dizes isto num sentido de que desejas um crescimento relativo ou absoluto que todos nós almejamos,- Mas a Poesia e a praxis são plantas necessárias que devemos colher no grande bosque, onde existem todos os remédios. É só darmos o primeiro passo, porque a inspiração é recurso natural renovável e cultivável. Tem para todos e é infinita. Vamos buscar umas plantas no cósmico para plantar no nosso quintal. O grande poeta brasileiro, Manuel de Barros, cultivava poesia no seu quintal, onde nasciam e cresciam fantásticas inspirações. Um dia todos nascemos; e um dia vamos fenecer. O valor do ser humano não é comparativo entre pessoas, mas é computado no resultado final, sobrevivendo na raça. Enquanto uns ficam e outros partem, novas gerações nascem cheias de esperanças e ávidas de inspiração.