De grão em grão [59]

“Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta

e alegramo-nos pouco pelo muito que temos”.

(Shakespeare)

Se a taça está pela metade, a vemos meio vazia e não meio cheia. Se tiramos nota 9,0, ficamos pensando no que erramos. Se já fizemos 99%, focamos no que ainda falta.

Por que será que é tão mais fácil sofrermos pelo que nos falta do que alegrarmo-nos pelo que já temos? Por que será que vemos mais os defeitos dos outros do que as qualidades? E quando uma qualidade de alguém nos incomoda, logo tratamos de vê-la como defeito?

Inquietação? Insatisfação? Ingratidão? Confusão.

Nossa vida é como a vemos. As pessoas nos são como as vemos. Tudo tem o valor que nós damos.

E é muito provável que valha a pena tentar, se exercitar para dar mais valor à parte boa. Desvantagem não haverá.

Então encontraremos o ânimo e a energia necessários para continuar lutando pelo que falta justamente valorizando o que já conseguimos.

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 08/12/2014
Reeditado em 08/12/2014
Código do texto: T5062189
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.