De grão em grão [36]

Tudo é uma questão de ângulo. Se muda o ângulo, muda tudo: a visão, a impressão, a conclusão e até o prazer. De acordo com o ângulo, o feio pode tornar-se bonito, o chato, mais legal, e as deduções, bem diferentes da realidade.

O ângulo é tudo! É o que fazemos com as fotos das redes sociais. Clicamos milhares de fotos (viva nossa era digital!) e depois apagamos algumas – as de pior ângulo. Dessas, selecionamos as que vamos mostrar às pessoas. E na última etapa dessa peneira, escolhemos aquelas para postar nas redes. As de melhor ângulo, claro!

Ah, como me lembro da era pré-digital, em que tínhamos que comprar um rolinho de filmes em múltiplos de 12 (geralmente 24 ou 36), e depois precisávamos “revelar” as fotos! Sim, elas eram secretas! E pagávamos por tudo: pelo filme, para revelar, pelas fotos “queimadas”. Siiiim, algumas fotos saíam só em preto!

E não havia essa telinha na máquina fotográfica para facilitar a focalização, tínhamos que mirar com um único olho em um minúsculo buraco retangular para dar total atenção a este importantíssimo momento do flash. Literalmente, selecionávamos a dedo o instante de registrar a imagem. Velhos tempos...

Hoje clicamos a esmo, ao vento, ao tempo, em movimento, sem flash, sem revelar, sem fazer álbum impresso, não só com máquinas fotográficas, mas com celular, tablete, diabo-a-quatro. E uma verdadeira metralhadora de cliques sem custo algum!

Mas voltando ao ângulo, sempre queremos mostrar (ou revelar) o nosso melhor. E quando acabamos descobrindo os piores ângulos das pessoas, nos decepcionamos... Por que, se todo mundo tem ângulos bons e ruins?

Essa estória de ângulo ainda vai dar mais pano pra manga. (Continuo no próximo grão.)

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 10/08/2014
Reeditado em 10/08/2014
Código do texto: T4917235
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.