De grão em grão [34]

Concluí que as idiotices das pessoas têm algum motivo. Podem até aparentar ridiculamente sem razão. Mas não.

Embora nem sempre propositais, têm sim um intuito. Muitas vezes oculto nas profundezas mais íntimas, nos desejos mais secretos, em conflitos irreveláveis. Mas está lá, produzindo seus efeitos, geralmente incontroláveis.

Tem muitas ocasiões em que presenciamos atitudes estranhas. Podem sim advir de algum distúrbio da pessoa. Mas geralmente, nos são “estranhas”, até que consigamos descobrir a explicação. Aí, tudo faz sentido. Atitudes estranhas são indícios. Mesmo que seja simplesmente de uma situação que a pessoa não conseguiu lidar e agiu daquele jeito.

Pode até ser inconsciente, mas o motivo está lá, subjaz indelevelmente. E talvez nunca venha à tona. Ou então, venha inutilmente. Porque existem verdades insignificantes, que não servem para nada. Nada mudam, esclarecem ou satisfazem.

E continuam existindo e gerando mais idiotices insuportáveis... Porque idiotice gera mais idiotice, junto com frustração, arrependimento e confusão.

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 08/08/2014
Reeditado em 08/08/2014
Código do texto: T4914319
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.