Pensamento de Escrever

Escritora Luciana Carrero

Uma leitora me diz: "Adoraria escrever. Quem sabe um dia possas dar-me um pouco do teu dom." Achei importante responder, para esclarecer, ao meu modo de pensar, salvo melhor juízo, sobre o ofício de escrever, já que meu dom não posso dar. Não sou dona da verdade. Mas posso mostrar algo, como incentivo. Já o pulo do gato, ou o caminho das pedras, cada um tem que encontrar o seu. Quem gosta da arte literária como leitor, já tem metade do dom. A outra metade, a ser desenvolvida é o próprio ato de escrever. Em primeiro lugar, é bom o escritor não ser dispersivo e nem superficial; Que saiba agir com segurança, dentro da linha de abordagem. É vital o conhecimento, mais a experiência sobre o que quer transmitir. Bem, a resposta que escrevi serve para muitas outras pessoas, e até para mim mesma, como reflexão. Não esgota o assunto. É apenas uma dica inicial. Então, é isso: Para escrever é preciso ler muito, tudo que aparece, a fim de inteirar-se do contexto, e prestar atenção no mundo; ter disciplina. Mas nunca copiar nem colar. É significativo desenvolver ideias proprias. E gostar das ciências da comunicação, sem preconceito, e pensar na humanidade como um todo, e ao mesmo tempo, das partes, que são as pessoas, animais e coisas; cultivar mistérios, acreditar num ser superior e amar-se, amar ao próximo; ter sentimentos nobres; ser auto-crítico; ter humildade e louvar à vida. Também pensar sempre em acender uma vela para o bem e outra para o mal, pois a escrita contempla tudo. Ser militante de uma causa específica só prejudica o escritor artista. O escritor tem que ser livre, atento, perspicaz, equilibrar-se na dicotomia do mundo e não ser maniqueísta. Escrever é arte. Dom é gostar de algo, sentir prazer em fazê-lo. O meu talento não posso lhe dar, mas você pode ocupar o seu próprio. Se gostar do meu exemplo, pode seguí-lo, sem imitá-lo, procurando sua verdade literária. Também precisa ter o que dizer. Se não aprimorar conceitos, não pode passar nada. Escrever é arte, sentimento mágico, inspiração e transpiração. O exemplo eu posso oferecer, humildemente, do meu pequeno universo. Mas não esqueça, leia muito e muito, e pesquise. Tire suas conclusões e escreva. Contudo, o primeiro passo é começar.