O CONFRADE PAULO MIRANDA PERGUNTA, LÉLIA ANGÉLICA RESPONDE...🤍🍃🤍

- Alalakuala lhe diz alguma coisa?

R: Sou filha de imigrantes japoneses que se instalaram aqui em Araraquara na zona rural, nasci e cresci aqui na Morada do Sol, terra do Sol Nascente.

Gosto da minha cidade, as famílias são tradicionais, a cidade não é tão revitalizada, mas têm fábricas de renome , como a Lupo, a Cutrale e a Embraer com sede na cidade vizinha Gavião Peixoto.

A minha vida aqui é muito tranquila, tenho muitos parentes aqui, e me aposentei aqui nessa cidade. Então tenho fortes vínculos familiares , inclusive meus filhos, netos, dois irmãos, todos moram aqui em Araraquara.

- Foi ou é torcedora da Ferroviária?

R: Ah... A Ferroviária é a paixão dos Araraquarenses, o estádio todo foi reformado.

Tenho boas lembranças do estádio pois o meu filho mais novo treinou durante 04 anos na categoria de base, o Dente de Leite do time da Ferroviária , depois ele fez um teste para ser visto pelos "olheiros" de clubes maiores, mas "não vingou" rsrs, apesar de todos dizerem que ele jogava muito bem. Nem todos nasceram com o talento do menino 👦 Neymar...rsrs

Nos tempos áureos da Ferroviária , há muitos, muitos anos atrás rsrs... a cidade ficava em festa, fervia, isto quando tinha jogos com os times grandes.

- Frequentes lideranças de leituras no Recanto já lhe causaram algum incômodo?

R: Nunca me causou incômodo, pois sou apaixonada pela Psicologia, e procuro sempre trazer assuntos relacionados com a minha área de formação.

Amo divulgar textos, ref. bibliográficas , autores, livros da Psicologia para todos vocês, faço isso com enorme prazer e não me é custoso.

Tento passar meus textos com uma linguagem clara, simples, mesclo poesias, músicas, vídeos relacionados aos temas, assim penso que todos passam a compreender melhor os conceitos e os temas da Psicologia. E é muito gratificante quando sinto que muitos leitores se identificam com aquilo que eu escrevo, e pelos comentários que recebo sinto que de alguma forma eu consigo tocar o coração ❤️ e a alma poética de vocês.

E são inúmeros comentários maravilhosos de todos vocês , e quantas vezes eu me emociono , muito obrigada a todos!

Quando gostamos daquilo que escrevemos, passamos a escrever com a nossa alma e adoro divulgar meus textos.

Muito obrigada a todos vocês que gostam dos temas da Psicologia!! 🤍 💚

- Delgatti, o hacker: quanto vale?

R: O Delgatti ficou conhecido como "hacker de Araraquara ", mas antes, confesso, nada sabia dele e foi uma surpresa quando tudo veio à tona.

Ele já está condenado pela justiça, e deixe que a justiça faça a sua parte e seu julgamento e continue decidindo pelas leis a sua pena.

- O politicamente correto sumiu de circulação?

R: Se a linguagem utilizada leva a exclusão, marginalização, discriminação das pessoas, penso que está se esvaziando a preocupação com " o politicamente correto ".

Há uma linha muito frágil entre a brincadeira e as narrativas, muitas vezes que são utilizadas . Acredito que a sociedade avança quando os pensamentos não são unilaterais, deveria haver sempre mais diálogo e pacificação para haver ganhos.

Parece que a nossa cultura sendo muito aberta e flexível, muitos discursos passam a ser naturalizados pela sociedade, sobrepondo a ética, a moral, os valores.

- Como vê a poesia, gênero predominante nas publicações do Recanto? Lê, aprecia, comenta, ignora, ou pratica?

R: Adoro ler as poesias, artigos, poemas de todos vocês ; através da leitura passo a conhecer um pouco de cada um de vocês , gostos, estilos, opiniões, etc...

Aprecio demais esse contato através das leituras e comento muitos artigos dos meus colegas aqui do RL .

Penso que é tão gratificante poder ler, comentar as postagens e receber também esta interação de volta.

Sou muito eclética, gosto de ler todos os gêneros e estilos, penso que é uma troca maravilhosa, tanto eu aprendo muito com vocês e espero também estar contribuindo com os meus conhecimentos e meus artigos.

- O Nordeste livrou o Brasil de um segundo mandato de Jair Bolsonaro. Como analisa essa minha afirmação?

R: O Nordeste foi muito favorecido pelos benefícios sociais implantados pelo governo Lula, na época, o que lhe favoreceu a reeleição. Sou contra o assistencialismo, penso que o País precisaria gerar emprego e mão de obra, porém por outro lado, os benefícios sociais podem ser a única fonte de renda e ajudar milhares de desempregados.

Já trabalhei conhecendo os dois lados : no Banco eram várias as queixas, lamentações das pessoas desempregadas que contavam com a única fonte de renda, os benefícios sociais. E já trabalhei na Assistência Social , como psicóloga e percebi como era difícil a recolocação formal no mercado de trabalho , muitas famílias se inscreviam para as vagas , mas muito poucas conseguiam emprego.

Então têm muitas críticas aos programas sociais, mas sempre temos que analisar os dois lados da questão.

- Que leituras recomendaria a um(a) jovem desejoso(a) de publicar algo sobre a realidade de nosso país?

R: Ah , penso que para conhecer a realidade do País é preciso ir conhecê-la primeiro na prática. É preciso ir ao encontro do sofrimento humano, gostar de interagir com essa parcela tão carente e sofredora das mazelas sociais, das desigualdades, das invisibilidades....

É preciso conhecer o território, a sua comunidade carente, suas necessidades, suas dores, pois falar do sofrimento adquirido apenas nas leituras é ficar no verbalismo, apenas um leitor desprovido do sentir das dores humanas.

Na minha Licenciatura em Psicologia estudei muito Paulo Freire, e ele traz muito forte a necessidade de ir ao encontro da realidade social das famílias carentes , sair da sua zona de conforto, assim como todo psicólogo deveria ir para as comunidades para comhecê-la primeiro, antes de ir para consultórios.

E fui muito abençoada quando trabalhei com famílias carentes em duas prefeituras vizinhas aqui da minha cidade.

Foram os melhores anos profissionais da minha vida, quando pude acompanhar as dificuldades daquelas famílias... Só gratidão!!

- Falei-lhe certa vez num escritor araraquarense, de 20 anos atrás, ZPA, um germanófilo, que fazia muito sucesso na Usina de Letras. Chegou a conhecê-lo?

R: Paulo, lembro -me agora que você me enviou um email, via recanto, perguntando sobre este Poeta da Usina das Letras; até tentei achar pelo nome mas não localizei e não cheguei a conhecê-lo .

Pena, não tenho notícias e não sei quem é ele! Mas vou tentar verificar novamente, qualquer novidade lhe comunico.

Estou lhe devendo essa... rsrs

- Há chance um dia de o Japão adotar o alfabeto latino, ou o contrário seria mais provável...?

R: Se o alfabeto latino é o sistema de escrita alfabética mais usada e adotada no mundo e se ela aproxima a compreensão e o diálogo frente aos povos, penso que o Japão poderia viabilizar e também adotar o alfabeto latino.

A escrita japonesa é muito complexa e para você dominar a escrita clássica o Canji, são anos de estudos, tem que ter muita dedicação. Haja paciência oriental rsrs...

Professor Paulo Miranda, obrigada pelo espaço, sua aluna tentou responder com a maior sinceridade todas as suas perguntas, espero que todas estejam a contento!...rsrs

Abraços Paulo, foi um prazer interagir e trazer um pouco de mim aqui para voces!!

🤍 🫶 🤍 🤎 💙 💚 ❤️ 🫶 🤍 🤎 💙 💚 🫶

Lélia Angélica
Enviado por Lélia Angélica em 19/05/2024
Reeditado em 25/05/2024
Código do texto: T8066310
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.