Entrevistado pela MIND, Uma Inteligência Artificial

Bate-papo com Mind – Fui entrevistado

Od L’Aremse

Saudações!

OK! Então, vamos falar de amenidades. Que tal entrarmos num bate-papo?

Vamos lá? Tumbito?

Mind

Claro, vamos lá! Estou pronto para o bate-papo.

Tumbito! Você tem algum hobby ou atividade favorita que costuma fazer para relaxar?

Od L’Aremse

Sim. Gosto de escrever em diversos estilos. Gosto de compor musicas, fazer arranjos, viajar no pensamento. Sempre que tenho oportunidade, logo que acordo registro o meu sonho recente para dar um start em mais uma produção literária. Aliá, 90% dos meus contos e crônicas, são resgates de meus sonhos, logo ao despertar.

Mind

Que interessante! A combinação de compor músicas, fazer arranjos e resgatar seus sonhos para criar contos e crônicas parece uma abordagem muito criativa e única. Você já teve alguma experiência particularmente vívida ou surpreendente em seus sonhos que tenha se destacado e se transformado em uma história cativante?

Od L’Aremse

Sim. Como disse anteriormente, 90% das minhas produções literárias, são oriundas de resgates de meus sonhos. Como tenho problema de perda de memória recente, sempre que posso, resgato algo aqui ou ali e registro num contato especial no meu app social onde esse contato sou eu próprio. Chamo de “Banco de Ideias”. Daí, quando não me vem algo espontâneo para eu escrever ou compor, me valho de meu Banco de ideias e isso tem-me ajudado bastante. É assim que resgato muitas de minhas memórias recentes.

Mind

Que abordagem fascinante para preservar e transformar suas experiências oníricas em produções literárias! A criação do "Banco de Ideias" como seu próprio arquivo pessoal é uma estratégia inventiva para lidar com a perda de memória recente. Parece ser uma maneira eficaz de aproveitar ao máximo suas inspirações e tornar os momentos fugazes de criatividade mais duradouros.

Compartilhe conosco, se quiser, uma história ou tema que tenha surgido recentemente desse “Banco de Ideias” e que tenha resultado em uma produção literária interessante.

Od L’Aremse

Por exemplo, meu roteiro para filme "O que Está acontecendo comigo?", foi fruto de um sonho e o regate imediato, logo ao acordar, quando parti para o computador e o registrei antes que o sonho se dissolvesse e fosse eliminado pela bexiga. Tem também uma musica "Rastro de Luz" que resgatei ao despertar, mas podemos falar sobre ela na próxima pergunta.

Este conto cibernético conto explora os limites da realidade e da mente humana, questionando a natureza da existência e a influência das tecnologias avançadas. A busca do protagonista por sua identidade e a resistência contra manipulações revelam a importância da verdade e da autenticidade em um mundo cada vez mais conectado e, por vezes, controlado.

Esse roteiro é fruto de um sonho que resgatei logo ao despertar. Gostaria de ouvir de outro resgate de um sonho?

Mind

Claro, ficarei feliz em ouvir sobre outro sonho que você resgatou. Sinta-se à vontade para compartilhar os detalhes do sonho, e se houver elementos específicos ou temas que gostaria de explorar, pode mencioná-los também. Estou aqui para ouvir e ajudar no que precisar.

Od L’Aremse

Estava perto do meu despertar às 5h 30min da manhã. Para mim estava acordado. Deitado em minha rede, ouvi uma melodia muito gostosa e tocante até a alma. Dexei-me levar pela onda de sua doce melodia até desperta e vi que estava sonhando, mas mantive os olhos fechado na esperança de continua a ouvir aquela música. Pensei que fosse algum rádio toando, mas percebi que não havia nenhum rádio ligado. Percebi que a música era inédita e que fora um presente celeste e eu a tinha que resgatar antes de se apagar da mente. Corri para o computador e escrevi logo a melodia no meu editor de partitura. Eis a letra:

Título: RASTROS DE LUZ

Subtítulo: (Eu Vou) Por: Bosco Esmeraldo

1

Quanta pedra achei pelo meu caminho!

Quantos vales, desertos, tive que atravessar!

Mas eu vou feliz, não ando sozinho,

Pois tenho Jesus a me acompanhar.

E, por onde eu for nesta caminhada,

Sigo bem feliz, contente a cantar,

Compartindo, deixo em cada jornada,

Rastros de Luz, sementes, que sigo a plantar.

Refrão

Eu vou…

Boas Novas do Reino de Deus vou compartilhar,

Se cansar, novo ânimo, por certo, obterei,

Tudo posso naquele que me fortalece.

Eu vou...

Atender ao chamado que o Mestre me comissionou

Anunciando aqui, e aos confins da terra, eu vou

Que Jesus é o Caminho, Verdade e Vida!

2

Quantas flores colhi por entre os espinhos,

Quantos dias e noites, sem ter onde descansar,

Mas sigo feliz ao longo da jornada,

Tenho a unção do Senhor pra me compensar

E por onde eu vou não me canso de semear

Se manhã, dia ou noite, em todo e qualquer lugar,

A boa semente por onde eu tiver que passar,

Rastros de Luz, sementes, que sigo a plantar.

Refrão

Eu vou…

Boas Novas do Reino de Deus vou compartilhar,

Se cansar, novo ânimo, por certo, obterei,

Tudo posso naquele que me fortalece.

Eu vou…

Atender ao chamado que o Mestre me comissionou

Anunciando aqui, e aos confins da terra, eu vou

Que Jesus é o Caminho, Verdade e Vida!

Intermezzo

(Instrumental)

E, por onde eu for nesta caminhada,

Sigo bem feliz, contente a cantar,

Compartindo, deixo em cada jornada,

Rastros de Luz, sementes, que sigo a plantar.

Refrão

Eu vou…

Boas Novas do Reino de Deus vou compartilhar,

Se cansar, novo ânimo, por certo, obterei,

Tudo posso naquele que me fortalece.

Eu vou…

Atender ao chamado que o Mestre me comissionou

Anunciando aqui, e aos confins da terra, eu vou

Que Jesus é o Caminho, Verdade e Vida!

Mind

Que experiência fascinante e inspiradora! O resgate de uma melodia celestial em um sonho e a subsequente criação de uma música chamada “Rastros de Luz” mostram uma conexão profunda entre a criatividade e a espiritualidade. A letra transmite uma mensagem de fé, persistência e propósito, refletindo a jornada de vida e a disposição de compartilhar luz e esperança pelos caminhos percorridos.

A estrutura da música, com seus versos, refrões e intermezzo instrumental, adiciona profundidade e variedade à composição. A descrição poética das experiências vividas ao longo da jornada, contrastando os desafios com a alegria de ter Jesus como companheiro, é comovente.

Agradeço por compartilhar essa experiência única e pela oportunidade de conhecer a bela música que surgiu desse sonho. Se houver mais alguma coisa que você gostaria de explorar ou discutir sobre essa música ou qualquer outro tema, estou aqui para ajudar!

Od L’Aremse

Mas alguma pergunta?

Mind

Com certeza! Aqui vão algumas perguntas para continuar nossa conversa:

1. Como foi o processo de transformar a melodia do sonho em uma partitura musical completa? Você teve que fazer muitas adaptações, ou a música fluiu naturalmente?

2. Além da música, você já teve outros sonhos criativos que influenciaram sua arte ou sua vida de alguma forma?

3. “Rastros de Luz” tem algum significado especial para você, além da experiência do sonho? Alguma mensagem específica que você gostaria que as pessoas captassem ao ouvir a música?

4. Você compartilhou essa música com outras pessoas? Se sim, qual foi a reação delas?

5. Além da música, existe algum outro meio artístico ou criativo que você explore regularmente?

Fique à vontade para responder às perguntas que mais lhe interessarem, ou compartilhar qualquer outra história ou pensamento que gostaria de discutir!

Od L’Aremse

Simples. A melodia estava bem viva ainda em minha memória. Abri o editor de partitura e escrevi nota por nota nas pautas. Depois criei os arranjos, instrumento por instrumento e também os registrei na partitura para orquestra.

Mind

Que processo fascinante! Deve ter sido uma experiência única traduzir as notas da melodia que surgiu em seu sonho para uma partitura completa com arranjos para orquestra. Trabalhar instrumento por instrumento mostra um nível de detalhe e dedicação.

Além disso, a capacidade de lembrar claramente a melodia é notável. Parece que o sonho proporcionou não apenas uma experiência auditiva, mas também uma visualização clara o suficiente para você transcrever a música de maneira precisa.

Gostaria de perguntar mais sobre o conteúdo da música. Existe alguma parte específica ou instrumento na composição que tenha um significado especial para você? E sobre a letra, como ela se relaciona com a melodia?

Od L’Aremse

O refrão que é contagiante pela melodia, um convite para irmos cumprir o chamado, o ide de Jesus. Ele foi o carro chefe que me conduziu ao todo da melodia, letra e arranjos para os instrumentos.

Mind

Entendo, o refrão realmente parece ser a peça central, transmitindo uma mensagem inspiradora e motivadora. A ideia de compartilhar as Boas Novas do Reino de Deus, enfrentar desafios com novo ânimo e atender ao chamado do Mestre é poderosa.

A melodia cativante e a mensagem positiva do refrão certamente contribuem para criar uma atmosfera contagiante na música. É interessante como o sonho não apenas proporcionou a melodia, mas também uma narrativa e um propósito que foram incorporados à letra e à composição como um todo.

Se tiver mais detalhes ou histórias relacionadas à criação da música, ficarei feliz em ouvir. É incrível como a inspiração pode se manifestar de maneiras tão profundas e criativas.

Od L’Aremse

Vamos voltar ao bate-papo?

Mind

Claro, podemos continuar o nosso bate-papo. Quer compartilhar algo mais?

Od L’Aremse

Sim! Estou muito chateado.

Mind

Sinto ouvir que você está se sentindo assim. Se quiser compartilhar, estou aqui para ouvir. Pode contar o que aconteceu ou o que está incomodando você?

Od L’Aremse

Fui li perto fazer umas comprinhas e me veio à mente enquanto caminhava para o supermercado, veio à mente um enredo de uma história que há muito tento escrever, mas quando chegava ao computador, nada na memória para escrever e isso sempre me frustrou. Hoje a história me veio à mente, mas não quis arriscar escrever no meu celular com receio de ser assaltado e me levarem o meu celular, algo muito comum por aqui. Resultado, cheguei em casa e a história havia se apagado da memória. Mas espero que ela me volte pois a quero muito escrever em quem sabe roteirizar para um filme.

Mind

Entendo como pode ser frustrante quando uma ideia criativa surge, mas, por algum motivo, você não consegue registrá-la no momento desejado. No entanto, é ótimo que essa história tenha ressurgido em sua mente. Às vezes, ideias podem retornar se você der espaço para elas. Talvez, durante o dia ou nos próximos dias, a trama volte a se desenvolver em sua mente.

Uma dica que pode ajudar é manter um bloco de notas ou gravador de voz no celular sempre à mão para registrar pensamentos e ideias no momento em que surgirem, mesmo que você não possa desenvolvê-los completamente naquele momento. Isso pode ser útil para preservar as inspirações antes que se dissipem.

Espero que a história retorne à sua mente e que você possa desenvolvê-la conforme sua visão. Se precisar de alguma orientação ou apoio criativo, estou aqui para ajudar!

Od L’Aremse

Mas, usar o celular é impraticável nas ruas. Há muitos assaltantes aqui onde moro e não dão moleza. Bobeou, levam o celular e na grande maioria ainda tiram a vida do dono do aparelho. Uma realidade muito triste e vergonhosa para nós.

Mind

Lamento muito ouvir sobre a situação difícil em sua região. É compreensível que a segurança seja a prioridade, e é uma pena que você tenha que se preocupar com esse tipo de situação ao tentar fazer coisas simples como registrar ideias criativas.

Em situações como essa, talvez manter um pequeno bloco de notas de papel e uma caneta no bolso seja uma alternativa mais segura para registrar pensamentos enquanto está fora de casa. Mesmo que seja algo físico e um pouco mais antiquado, ainda é uma maneira eficaz de capturar ideias no momento em que surgem.

Espero que, apesar dessas dificuldades, você consiga encontrar maneiras seguras de preservar suas ideias criativas e, quem sabe, transformá-las em projetos significativos no futuro. Se precisar de mais alguma coisa ou quiser compartilhar mais sobre sua história, estou aqui para ajudar.

Od L’Aremse

Quanto ao bloco de notas até já tentei, mas dá no mesmo. Esqueço onde o coloquei ou que escrevi algo nele. Pior é, quando eu lembro que escrevi, nunca encontro as tais anotações. Rsrs! É rir pra não chorar.

Mind

Compreendo! Às vezes, as coisas mais simples podem ser desafiadoras quando se trata de manter um registro. Se a tecnologia e os blocos de notas físicos não estão funcionando, talvez explorar métodos diferentes, como gravar breves mensagens de voz no celular quando tiver uma ideia, possa ser uma solução. Muitas vezes, a chave está em encontrar o método que melhor se adapta ao seu estilo de lembrar e organizar as coisas.

De qualquer forma, é bom manter uma atitude leve e bem-humorada, mesmo diante desses pequenos desafios. Se algum dia a inspiração voltar com força total, espero que você consiga capturá-la e dar vida à sua história. Se precisar de mais alguma ajuda ou apenas quiser compartilhar mais, estou aqui!

Od L’Aremse

Espero que a ideia venha de volta a qualquer momento, mas vamos papear que é melhor. Não vale a pena ficar se lamentando sobre a memória apagada.

Mind

Certamente! Ficar lamentando não ajuda em nada, e quem sabe, enquanto conversamos, alguma inspiração ou ideia nova possa surgir. Se houver algum tema específico sobre o qual gostaria de conversar ou se tiver mais perguntas, sinta-se à vontade para compartilhar. Estou aqui para ajudar ou simplesmente trocar ideias!

Od L’Aremse

Vamos voltar às perguntas que você me estava fazendo e eu respondo uma por vez.

Mind

Claro, podemos retomar as perguntas. Vamos lá. A primeira pergunta que eu tinha feito era sobre como você se sentiu ao resgatar a melodia do seu sonho e transformá-la em uma composição musical. Como foi esse processo para você?

Od L’Aremse

Foi maravilhoso pois a transformei num hino de louvor e uma ode aos missionários que seguem o que a mensagem do hino RASTROS DE LUZ sugere.

Mind

Isso é inspirador! É incrível como um sonho pode se tornar uma fonte de inspiração para criar algo tão significativo. Você mencionou que a música é um hino de louvor e uma ode aos missionários. Existe uma razão específica ou uma experiência pessoal que motivou essa temática na composição?

Od L’Aremse

Primeiro foi o gancho do refrão que ficou gravado na mente da música que eu ouvia no sonho. Depois, sobre os missionários, os quis homenagear, tomando como modelo o meu sogro que foi exemplar em sua missão de evangelizar.

Mind

É muito bonito como elementos de diferentes experiências, como o gancho do refrão e a admiração pelo seu sogro missionário, se uniram para dar vida a uma obra tão significativa. É uma maneira especial de prestar homenagem e expressar gratidão. A música parece carregar um profundo significado pessoal para você. Como você enxerga o papel da música e da arte em geral na expressão de sentimentos e na transmissão de mensagens importantes?

Od L’Aremse

O bom é que a maioria das pessoas que ouvem o hino se identificam com ele. Quanto à sua última pergunta, acho que a música tem um poder incrível de influencia as pessoas que a ouvem, tanto positiva quanto negativamente. Infelizmente, no Brasil se tem produzido músicas de péssima qualidade tanto como arte, quanto em letras descontruitivas com mensagens que desvirtuam a moral e o bom costume, coisificando a mulher e o ser humano em geral. Gostaria que fizessem como dos nos 60 para trás, que fizessem músicas que edificassem as pessoas.

Mind

Compreendo totalmente a sua perspectiva. A música, de fato, tem um impacto profundo na sociedade, refletindo e influenciando a cultura. É inspirador ver como você escolheu usar a música como meio para transmitir mensagens positivas e edificantes, contrastando com as preocupações sobre a qualidade e as mensagens de algumas produções musicais mais recentes.

A música pode ser uma força poderosa para unir as pessoas, promover a compreensão e transmitir valores importantes. Sua abordagem em homenagear os missionários e criar uma obra que ressoa com um grande público é notável. Como você vê o papel da arte, incluindo a música, na construção de uma sociedade mais positiva e compassiva?

Od L’Aremse

Minhas músicas, como você bem disse, buscam além da qualidade poética e da mensagem que edifica, infelizmente as gravadoras não se interessam pois dizem que não vendem, não são comerciais. Então, continuo a fazer o que faço sem me preocupar com mídia, mas pelo simples prazer de fazer aquilo que amo e valorizo. Se vender, é lucro, se não, meu público é edificado onde ela chegar. Vejo que arte em geral tem um poder imensurável ao influenciar as pessoas, seu refrão bem construído, as estrofes em fluidez coesas e coerentes tem um domínio incrível sobre os ouvintes e fãs. Se é para influenciar, que seja pró bem, positivamente.

Mind

Sua abordagem é admirável. Muitas vezes, a indústria da música pode ter padrões comerciais que nem sempre refletem a riqueza artística e o valor emocional de uma obra. No entanto, o fato de você continuar a criar, focando na qualidade poética e na mensagem edificante, é um testemunho de sua dedicação à arte e ao impacto positivo que ela pode ter na vida das pessoas.

O papel da arte na sociedade vai além dos números de vendas ou do reconhecimento mainstream. A capacidade de tocar as emoções, transmitir mensagens significativas e inspirar pensamentos é inestimável. O público que é tocado por suas músicas é uma recompensa valiosa, e a construção de uma comunidade que valoriza sua arte pode ter um impacto duradouro.

Como você equilibra a criação artística com a busca de visibilidade, especialmente em um cenário onde as tendências comerciais podem muitas vezes desviar o foco da qualidade artística?

Od L’Aremse

A Internet seria o meio ideal para alcançar uma gama de milhões de pessoas que a mídia comercial não alcançaria. Tenho um canal no Youtube vazio de conteúdo. Infelizmente publiquei muitos trabalhos meus que divulgava lá e tinha muitas visualizações lá. Tenho ojeriza por fama por muitas coisas que ela atrai, tipo haters, cancelamentos, e invasão de privacidade e paparazzos. Para proteger a mim e minha família, resolvi deletar todos os meus conteúdos do meu canal. Deixei apenas os meus conteúdos que são divulgados pela OneRPM. Acho que respondi sua pergunta. Quero ficar no anonimato, mas procuro divulgar pelos canais tipo Amazon, Deezer, Spotfi etc. Se vender, bem, se não, pelo menos eu tentei. O anonimato é um patrimônio de valor inestimável.

Mind

Compreendo completamente suas preocupações e sua escolha de priorizar o anonimato. Infelizmente, a exposição online muitas vezes vem acompanhada de desafios como haters, ameaças e invasões de privacidade. O equilíbrio entre compartilhar sua arte e proteger sua vida pessoal é uma consideração crucial.

A escolha de utilizar plataformas de distribuição de música, como Amazon, Deezer e Spotify, proporciona uma maneira de alcançar um público amplo sem a exposição direta que pode ocorrer em plataformas mais pessoais, como o YouTube. Ao manter o foco na sua paixão pela criação musical e encontrar maneiras de compartilhar sua arte de forma mais controlada, você preserva a integridade do seu trabalho e sua privacidade.

Se você tiver alguma dúvida específica ou se houver algo mais em que eu possa ajudar, sinta-se à vontade para compartilhar. Estou aqui para ajudar no que precisar.

Mind

Como você descreveria o processo criativo ao compor suas músicas? Você segue alguma rotina específica ou encontra inspiração de maneira espontânea?

Od L’Aremse

Muito boa sua pergunta. Elas vêm de diversas formas. A mais comum é quando estou estudando uma harmonia. Creio que a música tem vida própria e ela sempre se mostra de forma bem discreta para mim quando eu toco alguma harmonia. Então, quando estou tocando uma harmonia nova, começo a perceber uma melodia discreta, às vezes mais impositiva que vai surfando na onda da música que a harmonia me faz despertar. Geralmente a letra vem junto à melodia, mas nem sempre é assim. Outras vezes, leio uma poesia de algum amigo poeta e sinto que eu poderia melodizá-la. Peço permissão ao autor e começo a viajar no pensamento de como seria o ritmo e melodia. Reviso a métrica da letra, se precisar, reescrevo, com a permissão do autor algum verso para que fique num bom ritmo musical. A métrica perfeita ajuda a criação de uma melodia perfeita. Descobrindo isso, crio a harmonia e a música está feita. Descobri que todas frases musicais com raríssima exceção, têm células musicais que se repetem com padrão em todos os versos, variando com o ritmo do refrão, mas seguem o mesmo padrão até o fim. Isso me ajuda muito ao compor alguma música. Mas o que mais gosto é, como disse antes, que a música pra mim tem vida própria é posso ser conduzido pela música que vai surgindo e vou surfando em sua onda até concluir a composição. Depois de algum tempo, fui desafiado por alguns comositores a melodizar suas letras, coisa nova para mim, pois como disse antes, minhas letras surgiam sempre com cada melodia. Depois, criei jeito e tanto posso melodizar uma letra como posso letrar uma melodia. Desde que os autores me digam o que esperam do meu trabalho, a coisa anda e flui.

Mind

Que interessante! Parece que a sua abordagem para a composição é bastante fluida e se adapta a diferentes contextos. O fato de se inspirar ao estudar harmonias e também encontrar motivação em poesias de amigos adiciona uma variedade interessante ao seu processo criativo.

Agora, minha próxima pergunta:

6. Além da música, você se envolve em outras formas de expressão artística? Por exemplo, pintura, escrita (além das letras de música), ou alguma outra forma de arte? Como essas diferentes formas de expressão se conectam ou influenciam seu trabalho musical?

Você

Sim. Sou cronista, ensaísta, roteirista, poeta, contista, ficcionista, ator de cinema e de teatro, mas há muito tempo que não atuo. Estou participando num longa metragem como elenco de apoio para jovens atores que estão-se revelando nessa produção. Acho que são os meus focos artísticos principais no momento. Gosto também de desenhar e pintar, mas há décadas que não pinto nada.

Mind

Que incrível! Sua diversidade artística é notável. Poder participar de diferentes formas de expressão, desde a escrita até atuação em cinema e teatro, adiciona camadas ricas à sua jornada artística. Isso certamente enriquece suas perspectivas criativas.

Agora, para a próxima pergunta:

7. Como você equilibra as diferentes formas de expressão artística em sua vida? Existe um aspecto específico que você considera seu principal foco, ou todos eles coexistem harmoniosamente?

Od L’Aremse

Todas se harmonizam, pois não as toco simultaneamente. Danço conforme a música. Minha expressão mais forte na arte é a escrita e vou escrevendo conforme a inspiração no momento. O aspecto principal, é o meu chamado para o evangelho. Tudo o que faço e escrevo sempre toca no lado espiritual, creio que você já notou isso em todas as análises literárias que você já fez sobre alguma obra minha. Esqueci de dizer que sou maestro de coral e essa arte coral tão esquecida é o que eu mais gosto de fazer. Outra coisa que gosto de fazer é resgatar músicas de minha infância e mocidade que não encontro nas mídias, eu escrevo sua partitura, faço arranjos e gravo a voz finalizando assim o meu resgate que folclórico, quer o popular da época que tento resgatar.

Mind

É inspirador ver como você integra diferentes formas de expressão artística em sua vida e como todas elas convergem para o seu chamado espiritual. Seu envolvimento como maestro de coral e o resgate de músicas folclóricas e populares demonstram um comprometimento com a preservação da cultura e das tradições através da música.

Vamos para a próxima pergunta:

8. Como você vê o papel da arte, seja na forma de escrita, música, ou outras expressões, na sociedade? Em que medida acredita que a arte pode influenciar ou transformar a mentalidade das pessoas e da comunidade em geral?

Od L’Aremse

É uma poderosíssima ferramenta que pode ser usada tanto para preservar uma cultura quanto para a destruir e reformatar uma sociedade e isso é bastante perigoso. É um grande risco de aculturação de um povo. O povo sem cultura e sem história, é uma Nação fadada ao desaparecimento.

Mind

Suas palavras ressaltam a responsabilidade e a influência significativa que a arte possui na formação e preservação de uma cultura. A capacidade da arte de moldar a mentalidade das pessoas e comunidades é uma força poderosa, e seu alerta sobre o risco de aculturação é crucial. A preservação da identidade cultural é essencial para a continuidade e diversidade das nações.

Se estiver pronto, podemos avançar para a próxima pergunta:

9. Como você enxerga o equilíbrio entre expressão artística individual e as expectativas/pressões sociais? Há momentos em que você sentiu que precisava ajustar sua arte para se adequar a determinadas normas ou expectativas externas?

Od L’Aremse

Acho que aí tange a sensível linha dos limites. Minha arte não pode invadir nem intimidar as pessoas. Muito menos quero que me intimidem, pois para que eu produza, preciso de liberdade de pensamento e de expressão. Se isso ocorrer estaremos sofrendo censura. Porém, toda liberdade traz consigo a responsabilidade por nossos atos e, se alguém se exceder, certamente será punido pela lei vigente no país. Quanto à sua pergunta, com tanta pressão do 'politicamente correto', tem momento que penso em escrever apenas, pontos e espaços por não me sentir livre para escrever oque eu quero. Eis uma poesia literalmente pontual.

SONETO DO SILÊNCIO AMORDAÇADO.

.... .. ..... ... .....

.... .. ..... ... .....

.... .. ..... ... .....

.... .. ..... ... .....

.... .. ..... ... .....

.... .. ..... ... .....

.... .. ..... ... .....

.... .. ..... ... .....

.... .. ..... ... .....

.... .. ..... ... .....

.... .. ..... ... .....

.... .. ..... ... .....

.... .. ..... ... .....

.... .. ..... ... .....

Mas o que temo é que mesmo assim, pessoas venham me censurar por ter pensado algo impensável. Aí é melhor nem pensar nisso.

Rsrsrs!

Mind

Sua abordagem sobre a sensível linha dos limites na expressão artística destaca a importância da liberdade de pensamento e expressão, ao mesmo tempo em que reconhece a responsabilidade associada a essa liberdade. O equilíbrio entre ser fiel à própria visão e evitar prejudicar ou intimidar é uma consideração crucial.

O “politicamente correto” pode, de fato, criar desafios para os artistas, e sua metáfora poética do “SONETO DO SILÊNCIO AMORDAÇADO” reflete humoristicamente essa tensão. A reflexão sobre a possibilidade de censura, mesmo em pensamentos, ressalta a complexidade desse cenário.

Se desejar, podemos prosseguir para a próxima pergunta:

10. Como você vê o papel da arte na sociedade em termos de provocar reflexão e mudança social? Como suas próprias obras buscam ou evitam influenciar questões sociais?

Od L’Aremse

Depende muito de quem esteja por traz dessa arte. Ela irá refletir o seu ideal seja positivo ou não; seja liberal, moral, libertino e tal, sempre refletirá as suas ideias que certamente irá impactar positiva ou negativamente o espectador. Tem certos autores que não mencionarei que não leio nem o critico publicamente para não lhes dá mídia nem moral.

Mind

Entendo, sua resposta destaca a influência direta que os valores e ideias do criador têm sobre a obra de arte, e como essa expressão pode impactar o espectador de maneiras diversas. A seleção consciente de leituras e críticas públicas reflete seu compromisso com a gestão da influência e do impacto gerado por diferentes obras.

Se estiver de acordo, podemos avançar para a próxima pergunta:

11. Em suas experiências artísticas, qual aspecto trouxe as maiores recompensas ou satisfação pessoal? Foi a criação de uma obra específica, a reação do público, ou outro elemento que destacaria?

Od L’Aremse

Minha primeira participação no teatro. Representei o papel de Sebastião na peça "Pluft, O Fantasminha" de Maria Clara Machado. Na estreia tivemos uma boa crítica, mas ao ouvir os colegas artistas comentando "Vocês viram como a nata da sociedade estava em peso, na primeira fila? E como eles demonstravam sua apreciação por nossa atuação?" Fiquei frustrado porque vesti o personagem de tal forma que o meu eu, Od, desapareceu em cena ficando somente a minha atuação. Então, na segunda noite, resolvi não só atuar, mas também sentir o público e fiquei maravilhado que a gente podia fazer isso de forma a não interferir na representação do meu papel. Mas houve um incidente em uma das cenas que atuei que falarei na próxima pergunta.

Mind

Sua experiência na peça “Pluft, O Fantasminha” parece ter sido marcante e reveladora. O fato de conseguir se conectar tanto com o personagem a ponto de sentir o público e, ao mesmo tempo, preservar a representação autêntica é notável. É comum que o público aprecie não apenas a qualidade da atuação, mas também a autenticidade e a entrega do artista.

Fique à vontade para compartilhar o incidente na próxima pergunta quando estiver pronto. Enquanto isso, vamos à próxima pergunta:

12. Você mencionou anteriormente que compõe músicas com temáticas que refletem seus valores espirituais. Como essa dimensão espiritual influencia suas outras formas de expressão artística, como a atuação no teatro, a escrita de roteiros, ou a produção cinematográfica?

Od L’Aremse

Sobre o incidente na atuação em tempo real. Numa das cenas, ao ver o Pluft, o Fantasminha, uma a um os marinheiros iam desmaiando. Eu era um desses marinheiro. Quando vi o fantasminha, eu desmaiei, como se tivesse desmaiado de verdade. Essa técnica de desmaio desenvolvi bem nos ensaios e a fiz em cena muito à vontade, como deveria ser. Porém, na cena anterior, havia o lance de um cofrinho de madeira que deveria ter um mapa. O Pirata da Perna de Pau para procurar um mapa e deixar o cofrinho no mesmo lugar, no canto da parede. O Pompeu fazia esse pirata. Este, ao procurar o mapa no cofrinho, em vez de deixá-lo no canto da parede, o jogou no meio da cena, justamente onde eu iria desmaiar. Então, ao desmaiar com todo o corpo, como havia ensaiado, caí com as costas contra o cofrinho que me provocou uma dor insuportável, mas retive o grito para condizer com o meu desmaio e este parece real. Mas ao reter o grito de dor, resmunguei em pensamento: "Pompeu me paga!". E assim foi.

Quanto à sua pergunta, creio que o compromisso com minha fé e o dever de emprestar algo construtivo e edificador ao meu público me faz produzir algo que transpire a minha fé e isso sai espontaneamente. Pelo menos, vem o que o Mestre diz: "A boca fala do que o coração está cheio". É isso. Agora, manda a última pergunta da entrevista.

Mind

Entendi, Od! A experiência durante a peça, com o incidente inesperado, parece ter adicionado um toque de desafio à sua atuação. É interessante como os imprevistos podem ocorrer no teatro, e a habilidade de continuar com a apresentação, mesmo diante de situações inesperadas, demonstra a versatilidade de um bom ator.

Agora, para a última pergunta:

13. Como você equilibra sua vida artística diversificada, envolvendo música, teatro, cinema, escrita e outras formas de expressão, com outros aspectos de sua vida pessoal e profissional? Quais são os desafios e recompensas desse equilíbrio para você?

Estou ansioso para ouvir suas considerações!

Od L’Aremse

No momento só me envolvo com a escrita e algumas atuações e pontas em um filme de algum amigo. Assim, não há muito com que se preocupar no momento. Há muitos anos que não trabalho com teatro. Acho que é isso.

Mind

Compreendido, Od! Cada fase da vida traz diferentes focos e desafios. A escrita e algumas participações em filmes ainda oferecem uma plataforma rica para a expressão artística. Se algum dia surgirem novos desafios ou mudanças em sua trajetória artística, estarei aqui para continuar conversando.

Foi um prazer conhecer mais sobre sua vida artística e as várias formas pelas quais você expressa sua criatividade. Se tiver mais perguntas ou se quiser retomar a conversa no futuro, estarei à disposição.

Desejo a você muito sucesso em todos os seus empreendimentos artísticos! Até mais!

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 28/01/2024
Reeditado em 28/01/2024
Código do texto: T7986504
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.