ENTREVISTA COM O POETA:

LUCAS LOUIS GRAUTHIER

 

Fernanda Xerez - O que é poesia para você? E o que é ser poeta?

 

Lucas Louis - A poesia é uma grande magia. Não aquela magia com truques e segredos, que no fim não passa de treino e perspicácia para impressionar o público. É uma magia diferente, cheia de verdade, sem truques, peripécias ou impressionismo. Já o poeta é uma alma em constante movimento e alma ninguém pode esconder. Ser poeta é isso: mostrar a sua alma, sem segredos e sem medos.

 

Fernanda Xerez - Como foi o seu primeiro encontro com a poesia?

 

Lucas Louis - Sempre tive um livro nas mãos e as palavras sempre foram minhas fieis amigas. Quando descobri que as palavras eram muito mais do que proferem, entreguei-me de corpo e alma ao desenho delas. Um desenho tão bonito como uma luz de uma estrela. Essa que me fez conquistar uma bela menina e que até hoje vive em minhas poesias!...

 

Fernanda Xerez - Quando você escreve já sabe em qual categoria literária irá classificar?

 

Lucas Louis - Eu escrevo o que vem na alma e o que for, será. Não sigo regras, mas sim os sentimentos. Para mim escrever não é um trabalho, nem uma tarefa, é um gosto. E quando fazemos algo com gosto, mesmo que existam regras, cumprimo-las sem dar por elas, porque o rigor caminha de mãos dadas com o gosto.

 

Fernanda Xerez - Prefere escrever quando está sozinho ou a vida que o rodeia é também a sua inspiração?

 

Lucas Louis - Costumo dizer que a inspiração não avisa quando chega. Por isso, em quaisquer circunstâncias podemos falar com a alma, seja na presença de pessoas ou sozinhos. Na verdade, a vida, nunca se ausenta e a família é a minha grande inspiração.

 

Fernanda Xerez - A que autor(es) escreveria um poema em agradecimento ou homenagem pela inspiração que lhe transmitiu?

 

Lucas Louis - Luis Fernando Veríssimo, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, dentre muitos outros. Não tenho um específico, gosto de vários.

 

Fernanda Xerez - Alguma vez quis ou sentiu a necessidade de frequentar um curso de escrita criativa?

 

Lucas Louis - Já, mas acho que como escrevo há alguns anos e agora com tanta frequência, que eu mesmo pratico uma aprendizagem a cada dia. Contudo, gostaria imenso. O saber nunca é demais.

 

Fernanda Xerez - O poeta gosta mais de livros físicos ou os livros digitais, (e-books)?

 

Lucas Louis - Vou ter de confessar que folhear as páginas de um livro é um gosto enorme. O toque, o cheiro, a possibilidade de ter uma caneta à mão para marcar as frases que nos encantam... Porém, estamos numa era digital e temos que nos adaptar a opções sustentáveis.

 

Fernanda Xerez - Quando começa a escrever, já sabe como vai terminar o seu poema? Ou vai criando à medida que escreve?

 

Lucas Louis - Não de todo. Nunca escrevo com um pensamento completamente delineado. O máximo que faço é pensar sobre o que vou escrever e depois flui. Outra vezes nem penso no que vou escrever, vou criando e depois sai o resultado. Como disse não gosto de seguir regras. Gosto de escrever sem opressões e nem deveres.

 

Fernanda Xerez - Quais são os seus autores preferidos nacionais ou estrangeiros?

 

Lucas Louis - William Shakespeare, Florbela Espanca, Lesley Pearse, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Fernando Pessoa, Luis Fernando Veríssimo e tantos outros seres emocionalmente concebidos para falar com a alma.

 

Fernanda Xerez - O que você diria sobre o Poeta/Escritor Lucas Louis?

 

Lucas Louis - Sou um jovem que busco sempre a presença de Deus em minha vida, amo demais a minha família, amo poder ajudar a quem necessita e isso me faz um bem enorme. Tenho dois Orfanatos mantidos com recursos próprios. Também tenho um carinho eterno por meus fieis amigos.

 

Fernanda Xerez - O que você diria para seus leitores?

 

Lucas Louis - Eu diria que eles fossem sempre verdadeiros com o uso das palavras e que jamais usasse para agredir o outro. Que o amor é a maior felicidade do ser humano!...

 

Fernanda Xerez - Obrigada nobre poeta Lucas Louis Grauthier pelo carinho e atenção que me foram dados nesta entrevista.

 

Lucas Louis - A honra foi toda minha em ter sido entrevistado por você que é uma Escritora/Poetisa de grande valor. Então eu que agradeço a sua atenção.

 

Fim...

Lucas Louis Grauthier
Enviado por Lucas Louis Grauthier em 11/11/2022
Reeditado em 13/05/2023
Código do texto: T7647871
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.