Entrevista a Luísa Rafael pela Casa Poética PROLIFERANDO POEMAS,

1)Localização, idade, naturalidade, profissão, filhos

Nasci na cidade do Porto, em Portugal a 25 de Abril de 1972. Sou solteira, licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Trabalho no Serviço de Patologia Clínica do Hospital de S. João

2)Alguma história marcante em sua vida que gostaria de contar e passar como aprendizado para o público?

Toda a vida é única na sua essência e preciosidade , e cada pedaço que me pertence, porque Ela me deu, faz parte de um passado indelével que me acompanha mesmo que inconscientemente ...

Talvez seja estranho dizer que possivelmente marcante terá sido a fase que me é impossível recordar, apenas imaginar...

O meu desenvolvimento num líquido amniótico embalada pelo amor maternal, mergulhada num silêncio aconchegante prestes a romper para a luz do dia, a quebrar um cordão de segurança, e na minha fragilidade ficar na posse da autonomia fisiológica e liberdade...

3)Qual situação específica fez você despertar o brilho pela poesia? A quanto tempo você escreve?

Escrevo há cerca de três anos, ainda antes do período Covid... É recente este despertar para uma actividade que me surpreendeu e que jamais pensaria que me iria acompanhar.

Nessa altura tive que fazer uma pausa na minha vida profissional, por motivos de doença do foro oftalmologico, fiz várias cirurgias, com um processo longo de recuperação...

É nesta fase que entro nas redes sociais, e começo a escrever em vários grupos Poéticos, simplesmente por lazer e de uma forma despretensiosa ...

Foi o acolhimento e carinho dos leitores, a apreciação e valorização dos administradores que me fez abraçar com mais interesse uma súbita paixão, que me completava e me fazia feliz

4)Que ou quais sentimentos você alivia(negativos) e quais os bons você sente ao se envolver com a poesia?

Quando escrevo, estou tão absorta, que nem me apercebo das correntes emocionais vertiginosas que apenas têm o seu descanso no papel.

Sou toda eu que lá estou, despida, com todas as cores dos sentimentos que de mim transpiram, bem como o perfume dos desejos, sonhos e ilusões

Talvez por me desnudar, com toda a pureza que todos nós temos nas nossas profundidades, sinta uma agradável leveza

5)Qual é a definição de poesia para você? Quais os autores mais te influenciam ou influenciaram? Alguma obra marcante?

Particularmente na minha infância e adolescência a leitura fez parte integrante das minhas horas vagas.

Talvez porque fosse uma menina alegre mas simultaneamente recatada li muito, principalmente os grandes escritores da língua Portuguesa, que me eram indicados pela família e pelo ambiente escolar.

Reconheço que alguns me marcaram mais do que outros, dada a proximidade com o meu pensamento. Possivelmente o que ficou é certamente o que mais gostei, com particularidades e características diferentes de autor para autor....

Por vezes quando escrevo sinto alguns rasgos líricos da nossa Florbela Espanca, sinto a brisa do mar da Sophia de Mello Breyner Andresen, o erotismo velado da Maria Teresa Horta...

Comparo a poesia a uma nascente de água cristalina, purissima, incolor que vem das profundezas mais obscuras e silenciosas da Terra. Também ela vem do silêncio da alma, inocente, pura, e quando atinge superfície faz o seu caminho ora tortuoso por entre os penhascos, ora por este flores delicadas...

Consoante o trajecto, vai gritando as suas dores, vai perfumando os caminhos, vai libertando emoções que repousam nas pacatas linhas do papel que as acolhe.

6)Qual o seu objectivo principal com a poesia?

Quais os principais estilos e assuntos principais de suas obras?

A poesia, simplesmente, me preenche.

Todo o processo desde a inspiração, a criação, a publicação e a apreciação dos leitores são na sua íntegra envolventes e compensatórios.

Cada passo me dá regozijo, por si só, claro que o somatório de todos é fantástico.

É um facto que um caminho literário tem todo um desenvolvimento, que no meu caso não me atrevo sequer a tentar adivinhar.

Dito isto, vou fazendo o meu percurso, sem qualquer pressa ou pressão, tendo a consciência de que se tiver qualidade portas se abrirão...

Simplesmente vou focada na poesia de per si...

Quanto aos estilos poéticos, que vulgarmente uso são o verso livre e o soneto.

A temática da vida, do amor e da mulher são as principais linhas dos meus versos.

7)Como você se sente de estar respondendo a essa entrevista e ter esse espaço para que as pessoas conheçam melhor você e as suas obras?

Uma honra ter sido convidada, num meio tão vasto de tantos talentos poéticos.

Sinto-me feliz e agradecida ao grupo Casa Literária Proliferando Poesias, e em particular ao ilustre Poeta Vinicius Pereira Martins pela atribuição do título de Membro Destaque do mês de Setembro 2022

Desejo muitas felicidades e sucessos literários para todos os envolvidos

8)Você acredita que a poesia pode ser fermento para a construção de uma sociedade melhor?

Se sim, de que forma?

Sem dúvida nenhuma.

O Poeta tem um olhar diferente sobre a vida, uma sensibilidade exacerbada,vê para além do que é visível...

No meio da sua loucura aparente, ele está atento a pormenores, que são alheios ao comuns mortais...

Depois tem a arte da escrita na veia que pulsa frenética...

Tem também capacidade, coragem e irreverência suficientes para ser a voz de tantos, que pelas mais variadas razões a calam

Poeta funciona como pedra no charco, cria ondas energéticas de vibração impactantes capazes de quebrar a inércia de um sistema ...

9)Possui página, canal do YouTube ou outros canais de publicação das suas obras? Qual a melhor forma das pessoas terem acesso a suas obras?

Tenho exclusivamente o meu perfil pessoal do Facebook.

Publico quase diariamente a minha Poesia em vários grupos Poéticos desta plataforma.

10)Possui livros publicados ou participações em Antologias?

Tenho várias participações em Antologias que fui conseguindo através de poesias premiadas em Eventos Poéticos.

Não tenho feito qualquer investimento económico para participar em Antologias.

Para já, não tenho nenhum livro publicado, espero que o meu crescimento poético me facilite a entrada num circuito comercial...

11)Participa em alguma Academia?

Sim, já estive na ABMLP

Actualmente, estou na AVLPL e ALIPE

A todas estou agradecida por serem parte integrante da minha evolução Poética

12)Qual mensagem final relevante você gostaria deixar?

Que os nossos gestos de bondade, amor e paz se eternizem para além da nossa vida Terrena tal como a Poesia se mantém viva nas linhas desbotadas e bolorentas do tempo

Luísa Rafael

Vinicius Pereira Martins

Direitos de autor reservados

Porto, Portugal