Minha mãe borderline

O amor da minha mãe por mim era condicional.

Quando eu não fazia o que pretendia fazer – pequenas tarefas ou tanto faz – ela costumava enfurecer-se, derrubar-me e dizia que eu era uma criança horrível que nunca teria qualquer amigo.

Mas quando ela precisava de amor, ela costumava ficar carinhosa e abraçava-me e falava sobre como éramos próximos.

Nesse respeito nunca teve qualquer modo de predizer com qual humor ela estaria.

Minha mãe parecia ofender-se quando uma pessoa qualquer parecia ocupar muito do meu tempo e da minha energia.

Ela era igualmente ciumenta em relação ao nosso cachorro, Snoopy, que eu amava mais do que qualquer pessoa.

Um dia eu estava abraçado com Snoopy e ela veio em nossa direção e começou a gritar que eu não tinha vida porque tudo que eu fazia era sentar dentro de casa e mimar o cachorro.

Eu sempre pensei que eu era o único que tinha feito alguma coisa errada – ou eu pensava que eu era uma pessoa má.

Ela tomava a si mesma para corrigir-me por dizer constantemente a mim como eu precisava mudar. Ela procurava alguma coisa errada com meu cabelo, meus amigos, meus modos à mesa, e minha atitude.

Ela parecia exagerar e mentir para justificar suas afirmações.

Quando meu pai reclamava, ela rejeitava-o por fazer um simples sinal com a mão.

Mas ela sempre tinha o direito.

Através dos anos, eu tentei satisfazer suas expectativas.

Mas quando finalmente conseguia, elas mudavam.

Apesar dos anos de ardentes críticas, eu nunca cheguei a acostumar com isso.

Eu me torno insensível por dentro quando alguém – especialmente uma mulher – começa a criticar-me.

Hoje, tenho problemas em me aproximar das pessoas. E não consigo acreditar em ninguém completamente – nem mesmo em minha esposa.

Quando eu me sinto especialmente próximo dela, eu reforço a mim mesmo para a inevitável rejeição que eu sei que virá.

Se ela não faz nada que eu possa classificar como rejeição, eu irei rejeitá-la de algum modo – tipo ficando furioso com ela por qualquer coisa estúpida.

No fundo, eu sei o que está acontecendo.

Mas me sinto impotente para mudar isso.

(fonte: trecho extraído do livro Stop Walking on Eggshells)

UM VIKING DE ÓCULOS
Enviado por UM VIKING DE ÓCULOS em 29/01/2018
Código do texto: T6239054
Classificação de conteúdo: seguro