ENTREVISTA EM ROMA COM O EMBAIXADOR DO BRASIL.(EXCLUSIVO).
 
Ao permanecer agora como aluno por quase um mês em Roma,onde participei de curso realizado  de alta “formazione” sobre o “Direito Romano e o Ordenamento europeu”, na “Universitá di Roma”,conhecida por “Sapienza”, esta fundada em 1603, inicialmente de propriedade da família Pamphilj.Entretanto com a ascensão do papa Innocenzo X, entendeu-se que  o luxuoso palácio não era suficiente para abrigar uma escola,iniciou-se a construção de imponentes edifícios, num bairro romano.Hoje é tudo moderno e a maior universidade da Itália- “Sapienza”, como é chamada,abriga várias áreas da cultura e do saber,em geral.
A família Pamphilj antes tinha outra propriedade que se chamava o palazzo Doria-Pamphilj,que depois em 1920 constitui-se em embaixada  do Brasil, comprada em 1961,pelo governo brasileiro.
Juristas da Itália realizaram por 15 dias seguidos palestras sobre o então Direito Romano, base da nossa nomenclatura e base jurídica e mais o “ordenamento europeu”, que segundo a maioria dos notáveis palestrantes caminhará com inovações e revoluções de várias ordens,eis que a globalização vem transformando o mundo,quase de forma insustentável e caótica. A adaptação ao “statu quo” em geral será difícil e a longo prazo, com as modificações e transformações advindas desse processo – irreversível e imprevisível as conseqüências serão de dias difíceis e de perda de direitos conquistados ao longo do tempo pelos trabalhadores do mundo todo. A perspectiva é –de certa forma sombria- ao mundo em geral.
A VISITA AO EMBAIXADOR BRASILEIRO EM ROMA.
A Embaixada do Brasil em Roma está localizada em local privilegiado, “piazza Navona”,onde há vários chafarizes,em mármore Carrara,lanchonetes e uma praça para os turistas. A Embaixada é suntuosa e foi pintada por artistas da época de 1.600- pouco tempo da descoberta do Brasil.Deslumbrante seu interior.
Num pequeno aposento fica um carioca flamenguista, o Embaixador Mr. Ricardo Neiva Tavares, há tempos administrando,com competência, os interesses nacionais na Itália.
Juristas,advogados, procuradores do Brasil tiveram contato com o simpático Embaixador que fez uma explanação histórica de sua carreira e da vida no Itamaraty. É do quadro dos Embaixadores e esteve por algum tempo no Japão,onde também trabalhou.
UMA PERGUNTA:
Estando presente ao encontro-embora na condição de aluno e visitante- verberou o lado jornalístico, essas coisas da profissão que a gente jamais e nunca abandona.E, em particular foi por mim perguntado o seguinte:
“Sr. Embaixador Ricardo- sem violar segredos e sem lhe constranger,pergunto o que, ultimamente, Vossa Excelência fez de bom e de melhor para bem do nosso Brasil?”    
RESPOSTA IMEDIATA DO EMBAIXADOR:
“Digo lhe em particular,acho que: “FOI FIINALMENTE A EXTRADIÇÃO DE PIZZOLATO”!
Não esperava a resposta do nosso ilustre representante na Itália, e, –(emocionado)- lhe cumprimentei.
Ao final da rápida conversa o  Embaixador  diz que no tempo da ex-presidente, Dilma Roussef, o orçamento geral da União, o  Itamaraty somente tinha 1% - UM POR CENTO  de verba. (SIC)
Ainda insistindo perguntei: “O BRASIL ESTÁ PASSANDO VERGONHA POIS NÃO ESTÁ PAGANDO OS ALUGUÉIS DAS EMBAIXADAS NO MUNDO?”
RESPOSTA DO EMBAIXADOR:
“NO ATUAL GOVERNO O BRASIL NADA DEVE A NINGUÉM EM ALUGUÉIS ATRASADOS”.
(EM TEMPO):SAI DA PRAÇA NAVONA DIZENDO: “PRAZER EMCONHECÊ-LO, EXCELÊNCIA!!!O NOSSO PAÍS TEM SOLUÇÃO !!!”