Opinando e Transformando - Vanderlan Domingos Souza

Nome: Vanderlan Domingos Souza

Reside: Goiânia

O que é cultura?

A palavra cultura tem um significado bastante complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual somos membro. Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores e no caso, da cultura brasileira, esta é marcada pela boa disposição e alegria de seu povo, e isso se reflete também na música, como o samba, o forró, frevo, etc. que fazem parte da cultura brasileira, diferenciando-se, por exemplo, da de Portugal, onde se predomina o fado que é o patrimônio cultura de lá.

Seria a herança social da humanidade ou ainda, de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a palavra cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.

Você se considera um difusor cultural?

Eu me considero um difusor cultural sim e explico: Em primeiro lugar ao escrever para dois portais, três jornais, entre eles o DM e uma revista, acho que já é uma colaboração bastante significativa, porque além desses noticiosos, publico minhas crônicas no meu BLOG, onde hoje alcança quase 37mil visualizações e no GOOGLE 340mil, isto é, lido no mundo todo. A escrita é um mecanismo cumulativo porque as mensagens são levadas a uma geração que anseiam por boa leitura e assim, vai passando de geração em geração.

Qual o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

Quando escrevo procuro alcançar o coração e a mente da pessoa humana. Basta ler os meus textos que são lidos no mundo inteiro. A escrita está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano. De acordo com a filosofia, a cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural e isto é fato.

Com você descreve o processo de aculturação ao logo da formação da sociedade brasileira.

Podemos dizer que há cultura na sociedade quando essa interpretação pessoal e global se liga a um esforço de informação comum e conjunta, no sentido de aprofundar a posição adotada de modo poder intervir em debates. Essa dimensão pessoal da cultura e do processo de aculturação, como síntese ou atitude interior, são indispensáveis.

A cultura aprisiona ou liberta os indivíduos?

Ninguém desconhece que a cultura educacional é primeiro degrau para o crescimento de um país. Decididamente, o conhecimento leva-nos a serem críticos. Auxilia-nos na compreensão de mensagens sofismáticas, diariamente ventiladas em nosso dia a dia. Seus direitos não são conhecidos e assim não podem ser cobrados. O governo se torna omisso nesse caso, pois é de seu interesse a falta de conhecimento da população. Daí não sendo cobrado, existe uma margem maior para que haja desvios de verbas. Assim, conclui-se que o conhecimento cultural hoje nos aprisiona em nossos próprios direitos e deveres. Devido à maioria de nossa população não ser aculturada necessária para conhecer sobre seus direitos, a alienação acaba sendo o caminho esperado, não conseguindo cobrá-los mesmo sabendo que eles existem e devem ser cumpridos.

Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Bem, como vice Presidente da União Brasileira dos Escritores; membro da Academia de Letras de Morrinhos; membro da Academia de Letras e Ares de Inhumas e membro da Confederação Brasileira de Artes de São Paulo, escrever para vários jornais e revistas e manter ativo um BLOG http://vanderlandomingos.blogspot.com.br/ , com quase 37 mil visualizações, acham que já respondem por mim, assim como responde as suas perguntas finais, porque de nada adianta escrever belos textos, com responsabilidade e não divulgá-los ao mundo. Esta é a mensagem que deixo para todos aqueles que escrevem.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 17/12/2015
Código do texto: T5482949
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.