Opinando e Transformando - Guto Cariello

Nome: Guto Cariello

Breve Currículo: Guto Cariello é cantor, compositor e escritor. Do dia 8 de maio de 1990, Guto é um jovem apaixonado pela vida e pela escrita. Nascido e criado na cidade de Barra do Piraí, sul do Estado do Rio de Janeiro, o cronista acredita no poder das palavras e busca, por meio dos seus textos, contribuir para a construção de um mundo melhor. Através de seus temas reflexivos sobre a vida, tem como meta levar mensagens de Amor e esperança aos seus leitores.

Reside: Barra do Piraí - RJ

> Em sua opinião, o que é cultura?

Cultura é todo o patrimônio abstrato construído pelos seres humanos através de suas concretas manifestações; expressadas por um indivíduo apenas ou até mesmo por grandes massas de pessoas.

> Você se considera um difusor cultural? Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica?

Sim, me considero um difusor cultural. Meu papel é compartilhar meus princípios, comportamentos e convicções em prol da disseminação do que considero o caminho ideal para transformar este mundo num lugar melhor para se viver.

> Como você descreve o processo de aculturação, ao longo da formação da sociedade brasileira?

Enxergo o processo de aculturação da sociedade brasileira, em sua grande parte, como um movimento baseado em interesses comerciais com o objetivo de obtenção de lucro de quem o promove. A formação dos costumes está comumente atrelada a também popularização de marcas e produtos, por exemplo. Em proporções bem menores, encontramos marchas culturais independentes do mundo dos negócios. Manifestações em favor da propagação de hábitos puros e construtivos são bem menos difundidas.

> A cultura liberta ou aprisiona os indivíduos?

A cultura pode libertar ou até mesmo aprisionar o indivíduo. Tal consequência está diretamente ligada aos tipos de propósitos daquelas determinadas culturas às quais os indivíduos estão relacionados. Sendo uma cultura baseada na emancipação do indivíduo, temos a libertação. Caso tratemos de uma cultura fundada no grilhão intelectual, podemos classificá-la como uma verdadeira prisão.

> Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?

A problemática que destaco é a ausência de conteúdos enriquecidos. Atualmente, tornou-se banal a veiculação e até a comercialização de ideias empobrecidas. A tecnologia e as ferramentas de comunicação estão cada vez mais eficientes e ágeis. Porém, os conteúdos e comportamentos distribuídos estão cada vez mais carentes de bons princípios humanos.

> Comente sobre o espaço OLHO VIVO, destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial?

O espaço OLHO VIVO é um generoso canal por onde é possível tornar público diversos tipos de expressões humanas. Trata-se de um portal onde a arte, principalmente, tem seu grande valor devidamente reconhecido. Um espaço reservado à disseminação da cultura produzida no âmbito regional e nacional.

> Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?

Sejam responsáveis com o que criam. Sejam cuidadosos com o que multiplicam. Busquem fazer da cultura uma poderosa ferramenta de consolidação de bons valores.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 31/08/2015
Código do texto: T5365269
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.