(Foto:- Mais um lindo "por de sol" que Deus me deu.) 

JOGO DOS SETE

Olá, Recantistas, eis um pouco mais de mim:

1 - O QUE PRETENDO FAZER ANTES DE MORRER:

a) Visitar Portugal, mais precisamente Vila Viçosa, no Alentejo.
b) Poder contribuir, com orientação ou outro tipo de ajuda, para que meus filhos atinjam seus objetivos.
c) Procurar esclarecer-me muito para melhorar como ser humano.
d) Amar lindamente e ser igualmente amada.
e) Conseguir tempo para dedicar-me a algum trabalho na comunidade. (Já me ofereci para contar histórias aos pequenos do "jardim" público, mas fui barrada pela diretora, rs, que alegou não precisarem de voluntários.)
f) Realizar o sonho de participar de cursos de alfabetização para adultos. (Penso muito sobre a tristeza que deve ser a privação dos prazeres/viagens/devaneios que a leitura proporciona, principalmente quando por eles sou invadida ao ler belos textos.)
g) Publicar mais um livro, agora incluindo a prosa.

2 - O QUE MAIS DIGO:

a) Obrigada... (Deus, Jesus, Mitzrael, Virgem de Guadalupe e muitos outros.)
b) Estou ótima! (ainda que "mais atrapalhada que cusco em procissão",rs)
c) Olá! (escrevendo ou falando.)
d) Eu preciso... (...escrever, ...ir ao banco, ao supermercado, ...abastecer o carro, ...ligar para, ...molhar as plantas, etc.) Sou escrava de mim mesma, rs.
e) O nome dos meus filhos quando juntos a mim: Odemir, Aline, Gabriel. Seus nomes me soam doces.
f) Hoje vou conseguir fazer... (todos os "preciso" acima, mas muitos pulam de hoje para amanhã.)
g) Graças a Deus consegui!

3 - O QUE FAÇO BEM:

a) Controlar meu dinheiro. (sempre precisa sobrar, ainda que centavos.)
b) Dançar.
c) Costurar. (panos de prato e de mão, jogos de cama, aventais, mimos para presentear amigos.)
d) Bordar. (o entretenimento me dá alegria.)
e) Cultivar uma amizade.
f) Demonstrar meu amor ao ente amado.
g) Tentar mostrar às pessoas o quanto a leitura é benéfica. (já pratiquei, noutro bairro, a reunião das crianças da rua num galpão abandonado, no qual coloquei uma mesa enorme e bancos e onde lia histórias e as incentivava à interpretação do texto. Foi lindíssimo! No endereço atual ainda não consegui.)

4 - MINHAS QUALIDADES:

a) Sou estupidamente honesta. (devolvo trocos a mais; volto ao mercado para mostrar que o preço saiu inferior ao da prateleira, para que arrumem lá ou no cadastro; nunca tentei "comprar" multas; não furo filas e outras coisas deste tipo.)
b) Pelo fato de ser autodidata, saber e aceitar que a mim sempre serão exigidas maiores doses de paciência, afinco, perseverança e o amargor da incerteza para a conquista dos objetivos.
c) Não minto.
d) Sou fiel, aos amores e amizades.
e) Sou solidária. (qualquer ajuda que possa praticar me enche de alegria e sensação de dever cumprido.)
f) Pratico a justiça, pelo menos a que é do meu conhecimento. (religiosamente com meus filhos, com pessoas que me prestam serviços, com todos. Comigo a "lei do Gerson" não funciona.)
g) Nunca tive, não tenho e sei nunca terei preconceito contra raças, credos, religiões, opções sexuais, etc.. (tenho maravilhosos amigos (as) homossexuais, negros, ateus, não torcedores do..., rs; dedico enorme respeito (quase inveja) aos deficientes físicos, porque sei serem espiritualmente muitíssimo superiores a mim.)

5 - MEUS DEFEITOS:

a) Ser maníaca por limpeza. (infelizmente às vezes ainda permito que este defeito provoque atritos com pessoas que amo.)
b) Não esforçar-me muito para entender, de outrem, alguns "deslizes" que eu não cometo.
c) Não admitir mentiras. (os itens b e c podem ser traduzidos como "intolerância".)
d) Sofrer por um fato que, às vezes, só existe na minha mente, rs.
e) Não confiar nos meios eletrônicos da NET. (para resolver "n" assuntos: transferências e demais transações bancárias, compras diversas, acessar links que não me soem confiáveis, rs. Meu uso na rede é muito limitado, com certeza também porque o conhecimento é limitadíssimo.)
f) Ser muito ciumenta. (com certeza a insegurança explica.)
g) Acreditar que ainda hoje existam muitas pessoas com as quais se pode negociar confiando na honestidade plena. E são pouquíssimas...

6 - O QUE MAIS AMO:

a) Deus e Sua família divina.
b) A minha família.
c) Amar alguém.
d) Meus passarinhos. (todos soltos, fazendo folia em seis comedouros e potes com água para beber e se banharem.)
e) Minhas flores/plantas. (às quais cumprimento nas manhãs e com elas jogo conversa durante o dia.)
f) A Natureza como um todo (abraço e converso com árvores e até com plantinhas mínimas; gasto tempo olhando uma pedra, a imaginar por onde já rolou; também olhando o céu, por-do-sol, a chuva, o mar e toda esta exuberante beleza que Deus nos dá.)
g) Amo a vida ao olhar-me no espelho e ver-me ainda perfeita, completa, com todos os sentidos aguçados, apesar das várias décadas vividas; amo enfeitar-me, roupas e sapatos bonitos, cabelo cheiroso e arrumado, perfumada, e sair sem pressa, entrando aqui, ali e acolá (a cidade é pequena, rs) só para chegar com um sorrisão e dar um abraço bem apertado nas pessoas amigas que enfeitam minha vida.

7 - INDICAR SETE POETAS PARA O JOGO...
     (que eu transformo em...)
7 - OS SETE MOTIVOS QUE ME LEVARAM A FUGIR DESTA REGRA 7:


a) Por apresentar-se-me qual quebra-cabeça para o qual me faltam peças.
b) O medo de melindrar alguém por inclui-lo, ou não.
c) Meu pouco "tempo de casa" não me dar liberdade para tanto.
d) Minha capacidade de avaliação não ter alcançado ainda a sabedoria necessária.
e) Por ter sido limitada a sete, quando indicar setenta nomes talvez fosse bem mais fácil, rs.
f) Porque, após me expor um pouco mais por estas respostas, posso ter alterado para pior alguns conceitos sobre mim; caso acontecesse com um indicado seria constrangedor para ambos.
g) E o motivo maior é acreditar que a maioria dos Recantistas irá entender e desculpar-me por esta fuga.

Abraço-os com carinho,
Odete Gonçalves

*****************************************************

Registro aqui meus aplausos à AGLAURE CORRÊA MARTINS pela coragem em indicar-me, por tão desconhecida e singela que sou.







(Foto:- A flor é do "gerânio pendente".)
 

DTL Gonçalves
Enviado por DTL Gonçalves em 26/12/2012
Reeditado em 15/01/2023
Código do texto: T4054409
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.