Por que gosto de escrever

Por que gosto de escrever?

(é porque...) Eu sou meus textos!

Acredito que sou, como qualquer outra pessoa, a composição de minhas ideias e de minhas experiências. Também acredito que, como qualquer outra pessoa, sou um processo em construção, em desenvolvimento, e realizo essa construção de mim mesma em meus textos. Nesses textos, consigo elaborar os aspectos que acredito que me compõem como pessoa, ou seja, minhas ideias e minhas experiências. Assim, desenvolvo minhas ideias em textos dissertativos e minhas experiências, em textos narrativos.

Meus textos dissertativos expõem minhas ideias, por isso acredito que me definem como pessoa. Nesses textos, até mais do que no dia-a-dia, consigo elaborar, estruturar e defender objetivamente meus pontos de vista, organizando meus conceitos, minhas justificativas, os prós e contras que percebo em cada questão que analiso. Por isso, acredito que esses meus textos que declaram minhas ideias me compõem como pessoa.

Meus textos narrativos contam minhas experiências, por isso acredito que eles também me definem como pessoa. Nessas narrativas, até mais do que na hora dos acontecimentos, consigo expor ordenadamente diferentes situações que ocorreram em minha vida, refletindo sobre elas, e consigo elaborar uma apreciação dos fatos que lhes confere organização, sentido e coerência. Por isso, acredito que esses meus textos que narram minhas experiências me compõem como pessoa.

Assim, meus textos me compõem como pessoa, pois neles eu me construo em minhas ideias e experiências. Considerando que acredito que cada pessoa pode ser definida pela composição de suas ideias e suas experiências, posso dizer que “eu sou meus textos”.