ENTREVISTA PARA ARTIGO DE GRADUAÇÃO

Entrevista concedida ao graduando em letras Wilson J. Lira (UNICID, SP), em março último:

1. Como é, afinal, a arte de escrever?

Resposta: A arte (ou ato) de escrever é uma coisa que nasce natural e abruptamente, sobre a qual não tenho muito controle. A manufatura da escritura é uma "tirania" da mente sobre o corpo, já que não consigo dialogar racionalmente com essa imposição. Apesar dessas contradições, no entanto é uma sublimação extática que dá sentido e beleza para a vida que pulsa em mim.

2. Como nasce a ideia de um livro?

R: Várias histórias "nascem", diariamente, em minha na cabeça. O que acontece é que talvez haja uma "seleção natural", na qual uma vá tomando forma mais dinamicamente que outra. Em Antes de Evanescer, só para exemplificar, a história veio praticamente de uma vez, durante os acontecimentos de 2006 em São Paulo. Deu mais trabalho transcrever (uns 3 meses), aquilo que, curiosamente, "veio" quase pronto em minha cabeça. Depois, a grande tarefa foi transferir para o micro o que tinha anotado em um caderno. Aí foram quase 6 anos, com diversas leituras e correções, até chegar ao formato que julguei como ideal.

3. Como você acha inspiração?

R: Inspiração talvez seja a parte mais visível (e, paradoxalmente, mais inexplicável) daquilo que é reconhecido como arte. Sem ela temos, no máximo, um artesanato no qual sentimos a vibração da vida, a riqueza cultural e a beleza estética. Ainda assim, sem a inspiração, sentimos falta (sem saber explicar como) desse elã mágico que diferencia artesanato de obra de arte.

4. Como você desenvolve a trama, os personagens, os conflitos?

R: Ainda que não haja uma regra formal, normalmente deixo a história acontecer-se. Explico melhor: registro a ideia que surge e deixo os personagens ganharem vida. Há um tênue equilíbrio entre enredo, verossimilhança e desenvolvimento das personalidades, onde busco uma sincronia sem, contudo, interferir muito na trama que está se construindo. Recorrendo novamente ao Antes de Evanescer, alguns conflitos foram colocados ali depois, para dar uma dinâmica ao enredo, aumentar o clímax, melhorar alguns extratos de realidade ou dramatizar algumas situações, no sentido de humanizá-las.

Wilson Lira (CA XXXXXXXX)