Mães pelo Mundo-Itália

Quais as principais diferenças culturais e econômicas e educacionais que você encontrou aí em relação ao Brasil no que diz respeito a criação dos filhos?

Bergide - Estamos vivendo a tal ‘globalização’,então o que se come,se veste e se usa tecnologicamente num país se pode também fazer em outro independentemente de sua língua, posição geográfica, clima ou cultura .Mas, é o acesso a esses recursos que faz a grande diferença, deixando ainda muito a desejar ao nosso Brasil se formos confrontá-lo ainda que grosseiramente( como estou fazendo) com a Itália.

Notamos que no Brasil o ’público’ seja ele referido aos bens históricos,à saúde,ou Educação é pouco valorizado,em geral mal tratado por grande parte da população por mais que professores tentem nas escolas difundir a idéia do que é verdadeiramente ser patriota,falta uma interação e compromisso familiar nessa perspectiva .Não bastam os momentos de divulgação dos projetos escolares para isso,é preciso constância e compromisso na adaptação dos modelos e métodos pedagógicos à realidade de cada lugar.O mesmo vale para os programas de saúde aí adotados.

Com relação à minha percepção da vida cotidiana como mãe aqui na ‘grande bota’, não quero me deter numa visão da Itália ‘berço da civilização ocidental’, de tradição e cultura de causar inveja a qualquer um,mas falo do modo como o povo italiano demonstra isso diariamente apesar da notória crise atual de governo e econômica que se observa.Há uma profunda resistência, preocupação e interesse do cidadão comum e de uma parte da classe política (a que resiste) em não apenas querer,mas agir para preservar,para melhorar o que aí está.Um exemplo clamoroso ocorrído há pouco tempo pelas ruas de Nápoles onde o lixo estava tomando de conta até dos monumentos históricos: vendo a lentidão do governo em fazer alguma coisa,um grupo de jovens e famílias(crianças pelo meio) da zona afetada se mobilizou com suas vassouras e máscaras de proteção nasal e começaram a fazer uma grande coleta coletiva.Apoiados pelos meios de comunicação nacional obtiveram um ótimo resultado,melhorando não apenas temporariamente a imagem do lugar,mas com o compromisso de uma solução imediata por parte das autoridades para a questão.Assim,fazendo valer aquele ditado que diz que ‘o povo unido jamais será vencido!’ Essa é a mentalidade italiana e que no meu ponto de vista carece em boa parte da minha gente brasileira, a que tantas vezes só reclama e e espera sem nada concretamente fazer,boicotando aqueles que tentam fazer alguma coisa para melhorar o país.A criança aprende conteúdos e conceitos valorosos a partir desses fatos do dia a dia porque a escola e a família caminham juntas na mesma direção.

Sendo cearense não pude deixar também de notar o lado humorístico italiano aliado à sua capacidade de ironizar de tudo,da vida, da realidade em que se encontra,mas com pontuação sempre crítica despertando muitos risos mas também tanta reflexão.Vejo o humor cearense e logo penso no Deputado ‘Tiririca’ e me pergunto que caminho está tomando a minha nação?

Todavia, não quero deixar de dizer o quanto o nosso Brasil é bem visto e respeitado por muitos italianos,não pelo que instantaneamente se poderia pensar como o samba,mulheres bonitas e futebol ,mas por suas belezas naturais,sua música e o outro lado dos rumos democráticos na nossa nação- uma das poucas com uma mulher no comando do poder escolhida diretamente pelo povo.

*Link para ler a entrevista completa:

http://www.maeetudoigual.com.br/2011/09/maes-pelo-mundo-italia.html

Bergilde
Enviado por Bergilde em 26/09/2011
Código do texto: T3241214
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.