PROGRAMA DE APOIO ESCOLAR - PAE

A prática pedagógica que iremos registrar aqui está sendo utilizada desde o início do ano letivo de 2009, na Escola Municipal Noide Cerqueira no bairro do Campo limpo, de autoria da professora de matemática da 8ª série, a professora Eunice de Brito Santiago. O programa foi idealizado para atender aos estudantes da 5ª, 6ª e 7ª séries do ensino fundamental da rede pública daquela escola, em situação de repetência e aos estudantes do ano letivo corrente que estejam com dificuldades de acompanhar o desenvolvimento dos conteúdos apresentados em sala de aula, especificamente na disciplina de matemática.

Em entrevista com a autora do programa a professora Eunice de Brito Santiago, que leciona matemática ha 17 anos na rede pública municipal de Feira de Santana, nos informa que este projeto já estava concebido há muito tempo, mas só no início deste ano, é que ela percebeu as condições favoráveis para a consecução do mesmo. O projeto nasce com o nome de Programa de apoio Escola - PAE, por ser esse o seu principal objetivo, o de dar auxílio aos estudantes repetentes e aos que apresentam dificuldades em sala de aula, neste ano letivo.

A professora Eunice de Brito comenta que não teve dificuldades em colocar o programa em prática, uma vez que o projeto não dependia de nenhum investimento financeiro ou despesas para a sua efetiva funcionalidade. A metodologia do programa de apoio Escolar consiste em: formar dois ou três grupos de três ou quatro alunos que se destacaram na sala com as melhores notas. Estes são convidados a participarem do programa como alunos/monitores, em aceitando o convite, começam a receber especialmente da professora Eunice de Brito, todo apoio necessário para que eles (os alunos/monitores) possam auxiliar aos seus coleguinhas da 5ª, 6ª e 7ª série, que estejam em dificuldades de acompanhar os conteúdos apresentados em sala de aula. Esses grupos de alunos/monitores vão às casas de cada aluno indicados pelas suas respectivas professoras para ministrarem aulas de reforço particulares de matemática, durante duas vezes na semana, a vários alunos repetentes e/ou em dificuldades no atual ano letivo.

Essas visitas são previamente programadas entre o aluno beneficiado e os seus pais e/ou responsáveis. Evitando assim prováveis desencontros ou embaraços na hora da visita dos alunos/monitores. Os reforços visam evitar que o aluno repetente volte a perder de ano (bi-repetente). Aos alunos que estão em dificuldades de acompanhar os conteúdos apresentados em sala de aula, estes também, recebem as visitas dos aluno/monitores, a fim de evitar que eles percam o ano letivo atual, ou seja, este programa tem por objetivo dispensar um cuidado especial para com o aluno repetente e tenta evitar que o aluno perca o ano letivo em vigor.

Aos alunos/monitores também são dispensados por parte dos professores de matemática das séries aqui citadas, uma especial atenção. Eles estão indo nas casas dos coleguinhas para ajudarem os mesmos com seus estúdios, auxiliando-os nos deveres-de-casa, entre outras atividades correlatas. E por isso recebem dos professores, não só de matemática, mas também de outras disciplinas, orientações de boas condutas, procedimentos de como se deve comportar-se em casa de estranhos e que a visita é especificamente para ajudar os coleguinhas nas suas dificuldades com os estudos da matemática. A visita dos alunos/monitores prevê um horário determinado para seu início e seu término, que pode variar de acordo com a disponibilidade tanto do aluno beneficiado como dos pais ou responsáveis. Considerando que a presença de um adulto para receber os alunos/monitores nestas visitas são partes integrantes deste projeto.

Segundo relato da professora Eunice, percebe-se um ambiente muito favorável para a manutenção do Programa de Apoio Escolar nos anos seguintes, pois os alunos/monitores sentem-se valorizados pelo corpo docente da escola. Quantos aos alunos assistidos pelo programa, já houve, segundo a professora, relatos de alunos beneficiados dizendo que se não fosse a ajuda dos alunos/monitores, eles voltariam a perder de ano. Os grupos de alunos /monitores estão com suas autoestimas tão elevadas que eles já adotaram o uso de um uniforme diferente da usualmente farda escolar.

Os objetivos alcançados, segundo a professora, já podem ser constatados no número baixíssimo de repetentes, bem como a não incidência de bi-repetentes. Sendo estes os pontos que deram origem ao Programa de Apoio Escolar – PAE, declara a professora que está satisfeita com os resultados até aqui registrados.

Por: Antonio Rodrigks Carvalho

Feira de Santana, Dez/2009.

ANTONIO RODRIGKS
Enviado por ANTONIO RODRIGKS em 26/02/2010
Reeditado em 16/06/2023
Código do texto: T2109008
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.