Op Art

Por Fabiana Lopes

Aconteceu  na Uninove Memorial, apresentação sobre Op Art com o objetivo de apresentar aos demais alunos do segundo semestre do curso de jornalismo um movimento artístico que tem como principais características a ruptura estética.

A expressão Op Art vem do inglês (optical art) e significa arte óptica, seu precursor é Victor Vasrely, criador da plástica do movimento. O artista tem um único trabalho à mostra no Museu de Arte Contemporânea da USP, juntamente com obra de Alexander Calder outro artista do movimento.

A artista plástica Andréia de Matos foi convidada para criar algumas telas para apresentação deste trabalho em entrevista concedida ela falou sobre essa experiência.

Pergunta- O seu trabalho está mais direcionado para o abstracionismo e o cubismo, você sentiu dificuldade em criar as telas relacionadas ao Op Art?
Andréia- Não encontrei nenhuma dificuldade em desenvolver as telas. Achei muito interessante o conceito da Op Art, a possibilidade de interagir com quem vai visualizar o trabalho. Essa possibilidade amplia a dimensão do trabalho.
Pergunta- O fato de ser um trabalho encomendado para um fim especifico(apresentação de um trabalho universitário)dificultou seu processo criativo?
Andréia- De forma alguma, foi gratificante. Um novo desafio, eu nunca tinha feita nada relacionado com a Op Art, então procurei me informar com outros colegas e ler a respeito. Procurei identificar no Brasil trabalhos co-relacionados, percebi que esse movimento está muito presente nas artes gráficas, na moda, em design de interiores e até em decorações de festa rave! Isso facilitou muito!
Pergunta- Você pretende fazer outros trabalhos então?
Andréia- Sim, gostei muito de pintar essas telas, o fato da geometria está presente, assim como no cubismo e no abstracionismo, onde desenvolvo meus trabalhos, me atraiu muito. Esse conceito da percepção visual, dando um efeito de ilusão óptica é bem interessante. Eu vejo a predominância do preto e branco, até porque o preto da essa sensação de profundidade e o branco de movimento, mas é possível trabalhar com outras matizes de cores. E para um artista a inovação sempre é algo muito bem vindo, foi um trabalho satisfatório. Para ambos os lados, espero.[ri]


Andréia de Matos – Artista Plástica
Telefones: 11 4243-9526/ 11 8366-8255
E-mail: andreiaapsmatos@hotmail.com


Fabiana Ferreira Lopes
Enviado por Fabiana Ferreira Lopes em 08/01/2010
Reeditado em 09/01/2010
Código do texto: T2017434
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.