Uma noite com Mateus Ambra ( parte 3 ) ( Legalettes X Efervecentes )

Continuação da entrevista concedida à Marlo Mellace.

No CD player está rolando Get off my cloud ( Rolling Stones ) .

Marlo Mellace- Ambra, O Paulinho do Roupa Nova, lá pelos anos 70, te roubou a namorada, conta isso pra gente.

Mateus Ambra- Não, nada disso, vcs pesquisaram mas tá errado. Nessa época, 1971 , 1972, por aí, minha vizinha de quando morava lá em Santa Tereza, a Adelaide, estudava no colégio Sousa Aguiar, lá no centro do Rio de Janeiro e o Paulinho da Banda , hoje roupa nova, antes era Famks, estudava lá, e as vezes vinha estudar na casa dela, e foi numa dessas idas e vindas o conheci, ela me apresentou dizendo o Ambra toca violão, e acho que vcs podiam se dar bem, pois o Paulinho canta muito, até inglês. Passado algum tempo dessa data, alguns meses, eu e Adelaide voltavamos de um jogo no Maracanã, um clássico Fluminense X Vasco, Adelaide era Tricolor doente e eu fui só para satisfazê-la, e na volta pra casa encontramos o Paulinho, lá pela Rua Hadock lôbo, e percebi que ele ficou surpreso, daí, não foi ele que me tomou a namorada, e sim eu, vamos consertar os fatos.

Depois disso, acho que vi o Paulinho, já como integrante do Roupa Nova, mas ele começou no Famks, que cantavam músicas de sucesso das rádios, faziam grandes bailes. Expliquei.

Marlo mellace- Grande Ambra !

Agora vamos falar de um fato que pesquisamos, é invenção ou fato real da richa das Bandas Legalettes X Efervecentes.

Mateus Ambra- Tudo invenção do Agliton Morris, ele inventou tudo isso. Ele achou melhor separar uma Banda e fazer duas Bandas, assim, uma delas poderia atingir sucesso. Ele separou eu e o Demola e Luiz batizou de Legalettes, e Juntou George, Marquinho, Walt e Nabila, batizou de Efervecentes, se nomeou empresário, e saiu vendendo shows por Clubes da periferia do Rio, detalhe nos todos eramos uma banda só. Dependendo do Contratante tinha preço pra qualquer evento, e olha conseguiu uma turnê nos clubes: Dom Orione, Minerva, Democaráticos, River, lembra mais de algum aí...

Sei que foi um corre corre, pra arrumar repertório, praticamente ficou sendo Jovem guarda e alguma coisa dos Beatles, e botamos o Demola pra cantar inglês, ele enrrolava como o chacrinha fazia, parecia inglês mesmo...rs, acho que foi em 1974 e 1975...

Marlo Mellace- Bons tempos...

E os instrumentos...

Mateus Ambra- Cara ! Era uma pianola elétrica, uma guitarra gianinni 601, uma Tonante um baixo feito a mão pelo Ricardo Senos e seu primo Arthur, e um amplificador que plugava tudo, ah tinha um pedestal com microfone, uma bateria ( do George ), uma panderola e tinha uma gaita do Walt.

Marlo Mellace- Mudando de assunto. Foi pesquisado que vc namorou uma rainha do antigo bloco de embalo do Rio O Bafo da onça, seria a Adele Fátima.

Mateus Ambra- Não foi não, foi antes da Adele, uma mulata muito bela tambem, ela não foi rainha, foi princesa, porque era assim: tinha

uma Rainha e duas princesas, e foi uma delas a Beth, tinhamos 16 ou 17 anos.

Marlo Mellace- Quais são seus ídolos !

Mateus Ambra- Na música, John Lennon, Chico Buarque, Caetano Jorge Benjor, Nara Leão, Renato Russo.

Gilberto Gil e Roberto Carlos nos anos 60 e 70, meus maiores ídolos.

Marlo Mellace- Pensei que ia dizer só The Beatles.

Mateus Ambra- Sim, mas achei que ia ser óbvios, eles são culpados de tudo que é arte que veio depois deles.

Eu amo os Beatles.

Marlo Mellace- E o LP que você considera que mudou sua vida.

Mateus Ambra- Ah ! São vários: Tropicália, Help, The clash, Nara leão,

Luiz Melodia, Itamar Assmpção, Walter Franco, Mutantes, Fa-tal a todo vapor, Gal Costa, Are you experience, Jimmi Hendrix, Combination of two Janis Joplin etc

Marlo Mellace- Por hora, vamos fazer uma pausa.

E a música que rola: Ela é minha menina ( Mutantes )

a turma se levanta, sai pra fumar, ir ao banheiro, alguém chama o Mateus Ambra,

depois continua numa próxima oportunidade.

Grato a todos, até !

Mateus Ambra
Enviado por Mateus Ambra em 07/07/2009
Reeditado em 11/11/2009
Código do texto: T1687915
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.